Porto de Galinhas

Ao sabor das marés
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja neste guia prático de viagem a Porto de Galinhas:

Até os anos 90, Porto de Galinhas era apenas uma praia de nome exótico. Os recifenses veraneavam em Gaibu, na costa do Cabo de Santo Angostinho, ou na Praia do Toquinho, em Serrambi. O único resort da região, por sinal, ficava em Serrambi (e se chamava Intermares). Poucos turistas saíam do Recife para ir a Porto: o passeio mais desejado era à ilhota da Coroa do Avião, em Itamaracá.

Os primeiros habituês eram fregueses da comida nouvelle-pernambucana do Beijupirá e se hospedavam na pousada Tabajuba -- dois endereços que ajudaram a criar um estilo Porto de Galinhas, colorido e alto astral.

Aos poucos, com a vinda de grandes resorts para a ponta norte da orla -- Muro Alto -- e a construção de grandes hotéis ao longo da praia do Cupe, Porto de Galinhas foi posto no mapa. Cresceu até desbancar Recife como destino número 1 de Pernambuco. E se tornou a praia mais desejada por quem mora na região metropolitana do Recife.

Porto de Galinhas dicas

Rua das Piscinas Naturais

Com o crescimento, veio a descaracterização da vila, que ficou bagunçada e perdeu a direção de arte dos anos 90. Na última década, porém, a cidade se reorganizou. Um anel viário e calçadões de pedestres tiraram o trânsito do miolinho do centro. A rodovia da orla foi em grande parte duplicada e ganhou uma ciclovia. Bugues foram proibidos na areia da praia. O acesso às piscinas naturais foi disciplinado. As galinhas e as placas coloridas de antigamente ganharam um revival.

As multidões vieram para ficar. Mas conte com este guia para descobrir as melhores experiências de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas: quando ir

Sol e chuva, mês a mês

A estação seca vai de setembro a fevereiro. As chuvas se concentram entre abril e julho. Março e agosto são meses de transição.

Janeiro e fevereiro em Porto de Galinhas

Tempo firme: historicamente, chove 100 mm em janeiro e 150 mm em fevereiro. Você dificilmente vai perder um dia de praia. As máximas chegam perto dos 30ºC -- amenizados, ao ar livre e à sombra, pela brisa.

Março em Porto de Galinhas

Com uma média histórica de 250 mm de chuva, março já encaminha para a época chuvosa. As máximas continuam em torno dos 30ºC.

Abril a julho em Porto de Galinhas

Nesse 'inverno' nordestino, São Pedro costuma mandar mais de 300 mm de chuva a cada mês (em junho, a conta sobe para quase 400 mm). A temperatura máxima cai um pouquinho -- tipo 26ºC.

O que acontece na época das chuvas? Chove só um pouquinho de manhã? Chove o dia inteiro? Chove e pára, chove e pára, chove e pára? Na verdade, é imprevisível. Pode acontecer de tudo -- inclusive, pode acontecer de não chover nada e você pegar só dias de sol.

Mas se você quiser arriscar e pegar mais chuva do que gostaria, não vai poder reclamar.

Agosto em Porto de Galinhas

A média histórica cai para pouco mais de 200 mm no mês. A chuva ainda pode atrapalhar, mas o risco é menor. As temperaturas máximas seguem amenas, na casa dos 26ºC.

Setembro a dezembro em Porto de Galinhas

O calendário diz que é primavera, mas em Porto de Galinhas é verão. O tempo é superfirme, sobretudo em outubro, novembro e dezembro, quando chove abaixo de 100 mm. As máximas vão subindo até alcançar os 30ºC no fim do ano.

Porto de Galinhas: quando dá praia?

Piscinas naturais: acerte a lua

Os passeios às piscinas naturais em Porto de Galinhas ocorrem diariamente, o ano inteiro. O que nem todo mundo sabe é que há passeios melhores que os outros.

Quem visita Porto de Galinhas durante uma semana de lua cheia ou de lua nova vai encontrar as piscinas muito mais rasas e cristalinas. Isso porque, nessas luas, a maré baixa vaza muito mais. Outra característica interessante é que, durante a lua cheia ou a lua nova, a maré baixa ocorre de manhã, com sol alto (o que ajuda a dar mais transparência aos aquários).

Já quem programa sua viagem para uma semana de lua crescente ou de lua minguante não vai ter a melhor experiência. Nessas luas, a maré dificilmente seca o suficiente para deixar os recifes à mostra. Além disso, a maré baixa ocorre à tarde, com o sol menos alto, o que prejudica ainda mais o resultado. Mas os passeios são feitos mesmo assim -- e ainda que você não veja as piscinas perfeitamente formadas, vai poder andar de jangada e dar um mergulho no mar transparente de Porto.

Clique e aprenda como usar a tábua das marés (e aproveite para pegar 7 dicas para não perder a viagem a piscinas naturais).

Porto de Galinhas sem superlotação

Porto de Galinhas não é como Jericoacoara, Porto Seguro ou Fernando de Noronha, que dependem de turistas que vêm de longe para terem ocupação máxima.

Por estar a apenas uma hora do Recife, uma cidade com quase 2 milhões de habitantes, Porto de Galinhas é invadida nos feriados e nos fins de semana de sol.

Por isso, um ótimo esquema para aproveitar o melhor da região é viajar na contramão do fluxo local. Divida a sua viagem com Recife. Fique durante a semana em Porto de Galinhas e o fim de semana (na chegada ou na saída) na capital.

Assim, você evita a superlotação de Porto de Galinhas no fim de semana e aproveita Recife com menos trânsito e com o Recife Antigo no auge da animação.

Veja aqui um roteiro de 2 dias em Recife, incluindo passeio em Olinda.

319 comentários

Sebastião Santos Silva da Bahia

PORTO DE GALINHAS

O mar é tão grande...............
e deu conta de tanta beleza,
mas essa é a mais fascinante
e disso eu tenho toda certeza.

Quando penso em praia,
só lembro do Nordeste.
É onde o mar é mais bonito
e o Sol é quente feito a peste.

Porto de Galinhas é ímpar,
toda ornada de coqueiral
com jangadas flutuando,
numa paisagem tropical.

De águas mornas e límpidas,
com as suas piscinas naturais,
são uns verdadeiros aquários
construídos pelos próprios corais.

Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

dimas
dimasPermalinkResponder

Porto de galinhas é só para 2 dias conhecer bem a orla local. para os outros dias, é ponto estrategico para conhecer praia dos carneiros, ilha de santo aleixo, cabo de santo agostinho e maragogi ( 90km de distancia- menos que penoso que fazer bate e volta a partir de maceió ou recife). eu prefiro ficar na vila em funçao da facilidade logistica, grande variedade de bares, restaurantes, cafés, docerias e comercio.

Hadassa
HadassaPermalinkResponder

Vou fazer um bate e volta de Maragogi até Porto de Galinhas. Vou pela manhã e volto de tarde. Mas com meu filho de 1 ano. Alguém sabe me dizer se tem no "shopping" ou as galerias do centro ou algum outro lugar que tenha fraldario e banheiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hadassa! Os passeios de barco saem de lugares chamados "receptivos". São restaurantes com estrutura de praia. Não sei se terá fraldário, mas com certeza tem banheiro. Pergunte ao vendedor do passeio se o "receptivo" de onde sairá o passeio de barco tem fraldário.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Olá, estou me programando para ir carnaval para Porto de Galinhas ficar 7 dias com esposa e filho, vale alugar carro? conseguirei estacionar nos lugares? vou pegar muito transito?
obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A vila estará cheia. Os estacionamentos das praias (Muro Alto e Pontal do Cupe) também. Se você não está pensando em fazer passeios para fora da cidade, dá para se movimentar de Uber e táxi com menos stress.

CHIRLEY S BRAGA

Boa Tarde!
Teria como rever a abertura das Praias em Recife e Porto de Galinhas? Consultei no último Decreto da Secretária da Saúde que estão fechadas até 27/06/2021.

Paulo Henrique

Bom dia. Como vocês têm infinitamente mais experiência com passagens aéreas do que eu, gostaria de uma dica, por gentileza, se possível. Planejo ir a Porto de Galinhas e Maragogi no fim de novembro/início de dezembro desse ano. As passagens aéreas de Goiânia a Recife/Maceió estão meio salgadas nesse período. Entendo ser alta temporada, mas vocês acham melhor eu esperar mais um pouco para tentar, quem sabe, alguma promoção ou já devo garantir as passagens por agora justamente por se tratar de uma época de muita procura? Desde já, obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo Henrique! A situação atual é bastante inusitada, com malha aérea enxuta e, portanto, expectativa de preços altos. Ultimamente as passagens têm ficado mais baratas perto da data, porque os aviões precisam encher e a demanda está pouca.

A época da sua viagem não é de altíssima procura, na verdade há um hiato aí entre os feriados de novembro e o Natal. Siga acompanhando os preços, pode ser que 3 meses antes da viagem eles diminuam. Mas não dá para garantir nada, não há experiência para a situação que estamos vivendo.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Bom dia, tenho viagem marcada para 25 - 31/10/21. Vou pegar o final da Lua cheia, quais passeios priorizo nos primeiros dias que ainda vai ser lua cheia?
E quais são os principais e melhores passeios?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Consulte a tábua das marés. Faça o passeio das piscinas naturais de Porto de Galinhas no dia com a maré mais baixa. Se pretender ir a Maragogi, priorize Maragogi nesse dia, visite as piscinas de Porto no dia seguinte. Há quem prefira fazer o passeio a Carneiros em dia de maré muito baixa, mas eu acho desnecessário, porque a praia é boa em qualquer maré (apenas as piscinas naturais de Tamandaré, que são um passeio opcional/complementar, podem ficar de fora do programa, caso mude a lua).

RAIMUNDA SOUZA FÉLIX

Me indiquem um lugar bom e que não seja muito caro para passar uma noite com minha família que é grande. smile

Celma Rodrigues

Bom dia! gostaria de dicas para viagem de férias em agosto. Pensei em Maceió. Vi aqui no site que chove nessa época. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celma! Veja a tabela de chuvas em agosto em 40 destinos do Brasil e do Caribe:

https://www.viajenaviagem.com/2016/03/praia-em-agosto-brasil-caribe/

Paula Samamede

Bom dia!
Pretendo passar uma semana em Porto de Galinhas no final de Outubro, vou viajar com minha família (meu marido e meu filho de 1 ano); gostaria de saber se você tem dicas para passeios que eu possa realizar junto com meu filho e saber quais praias são mais indicadas para quem vai com criança.

obrigada.

Amanda Paulino Pereira

Boa Tarde
Quais são as restrições devido a pandemia em Porto de Galinhas?

Thayanne
ThayannePermalinkResponder

Olá! Previsão para viajar de 4 a 7 de outubro. Seria melhor se hospedar em porto de galinha e um dia passear em maragogi? Ou se hospedar em recife e um dia passear em maragogi e porto? Gosto de ambiente de vila acochegante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thayane! Verifique se a maré do dia é favorável para passeios às piscinas naturais.

Humberto Pereira

Olás! Errados estão neste site os horários dos ônibus Recife/Porto de Galinhas, e vice-versa, pois mudam de vez em quando, e motoristas não são exatamente pontuais, podem sair alguns minutos mais cedo, ou mais tarde. Ontem dia 31 de julhho 2021, fui no terminal e me disseram que o intervalo é de 2 em 2 horas tanto o ônibuss saindo do centro de Recife quanto o do Aeroporto. Além do mais mudaram os locais de terminais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar