Lençóis Maranhenses

Ciclo das águas
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia dos Lençóis Maranhenses

Veja neste guia prático de viagem aos Lençóis Maranhenses:

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil. Mas de "deserto", os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Lençóis Maranhenses: as bases

Santo Amaro - Barreirinhas - Atins

A grande novidade dos Lençóis Maranhenses é a pavimentação da estrada a Santo Amaro do Maranhão, o vilarejo que fica praticamente dentro do parque nacional. Santo Amaro oferece um acesso mais rápido a mais lagoas, e suas lagoas também são as que ficam cheias por mais tempo.

Por isso, a partir da versão 2019 deste guia, Santo Amaro passa a encabeçar as dicas dos Lençóis Maranhenses em todas as seções.

Voltar | Topo

Lençóis Maranhenses: quando ir?

Lençóis Maranhenses: quando ir

Vá de meados de junho ao início de setembro

O ciclo das águas é implacável. No primeiro semestre, as chuvas constantes abastecem o lençol freático (captou?), que transborda e forma as lagoas. No segundo semestre, o sol perene vai secando as lagoas que a chuva encheu.

Para visitar os Lençóis Maranhenses em todo o seu esplendor, você precisa ir no no início da época seca, antes que as lagoas evaporem. É preciso esperar parar a chuva porque com tempo nublado as lagoas, mesmo cheias, perdem o encanto: é a luz do sol que ilumina os azuis e verdes das lagoas mais bonitas.

Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, vá entre junho e setembro.

Lençóis Maranhenses quando ir

Lagoas na sombra: é preciso sol para que elas brilhem

Lençóis Maranhenses: quando as lagoas estão cheias?

Lagoas supercheias, sol | Junho (2ª quinzena) | Julho

Lagoas ainda cheias, sol | Agosto | Setembro (1ª quinzena)

Lagoas ainda cheias em Santo Amaro, sol | Setembro (2ª quinzena) | Outubro (1ª quinzena)

Lagoas secas, sol | Outubro (2ª quinzena) | Novembro | Dezembro

Lagoas enchendo, chuvas | Janeiro | Fevereiro | Março | Abril

Lagoas cheias, tempo instável | Maio | Junho (1ª quinzena)

Veja a situação mês a mês:

Lençóis Maranhenses entre janeiro e maio

É a época das chuvas. As lagoas começam o ano secas de tudo e só vão ter volume novamente lá por abril ou maio. Mas mesmo quando já houver volume, o tempo estará instável e você pode desperdiçar os passeios encontrando as lagoas sob tempo nublado, sem brilho.

Lençóis Maranhenses entre junho e setembro

As lagoas estão cheias, e o tempo está firme, com sol brilhando todos os dias. Assim estão criadas as condições para uma viagem 100% satisfatória. Quanto mais cedo nesse intervalo você vai, mais lagoas cheias vai encontrar.

Note que, a partir de agosto, algumas lagoas começam já a apresentar volume baixo, sobretudo em Atins. Em Barreirinhas, para pegar o circuito da Lagoa Bonita no auge da beleza, vá até o fim de julho, comecinho de agosto.

Lençóis Maranhenses entre outubro e dezembro

Depois de setembro, as lagoas secam. Em Santo Amaro ainda é possível encontrar lagoas com água até o início de outubro, se a temporada de chuvas tiver sido boa. Mas de maneira geral, a partir de outubro o caçador de lagoas terá o seu objetivo bastante prejudicado.

Mas não tem nenhuma lagoa perene?

A única lagoa perene o ano inteiro, a Lagoa da Esperança, não é como as outras.

Apenas uma de suas margens tem um paredão de duna. Pelo menos metade do seu entorno é composto por mangue. As águas são escuras. Não é a paisagem dos Lençóis Maranhenses que você tem na cabeça.

Lençóis Maranhenses + São Luís

Para combinar a melhor época dos Lençóis com a melhor época de São Luís, venha na época de São João (2ª quinzena de junho), quando a capital está tomada pelo bumba-meu-boi. Comece pela festa e depois vá curtir os Lençóis.

Voltar | Topo

337 comentários

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Em barreirinhas tem atrações, bares e restaurantes a noite ?

Fernanda Torres

Lencois no comeco de setembro saindo de Barra Grande (com 1 pernoite em Barreirinhas), vale a pena ou melhor deixar pra uma outra oportunidade e ir em Julho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Um pernoite em Barreirinhas, ainda mais vindo de Barra Grande, não dá para nada em mês nenhum.

MARCIO
MARCIOPermalinkResponder

Acompanho o site há anos e aproveitei muitas dicas. Obrigado Bóia! Tenho 68 anos e minha esposa sonha conhecer Lençóis Maranhenses mas sempre achei que seria muito desgastante. Você tem alguma dica para que idosos possam ir?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Os passeios em Santo Amaro não requerem caminhada, os carros chegam mais próximos das lagoas.

Aretha
ArethaPermalinkResponder

Abril como e o clima, fechei para este mês

Elza
ElzaPermalinkResponder

Oi, gostaria de saber se tem chovido muito em Barreirinhas ultimamente. Li acima que estamos na época das chuvas que enchem as lagoas, mas como temos esse clima doido, de repente a chuva pode dar pode dar uma parada, rsssssss.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elza! Somos bastante estritos nas nossas recomendações de quando ir aos Lençóis por uma razão: com exceção de quem mora em São Luís, o deslocamento até lá é penoso e caro. Achamos que não vale a pena arriscar uma eventual trégua do tempo sem nenhuma garantia de que vai dar certo. Se existe uma época em que o tempo fica comprovadamente firme e as lagoas cheias, por que investir seu tempo e seu dinheiro para ir numa época incerta? Não use a internet para disseminar dicas frias, que levem a roubadas.

Lidiane Toledo

Olá
Estou me programando para ir em junho, mas provavelmente será na 1° quinzena!!
Vejo que as recomendações são sempre para a 2° quinzena, dará pra aproveitar tbm na 1°?
Como fica ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lidiane! Você pode ainda pegar um pouco de chuva, só isso. As lagoas já estarão cheias.

Valdenice Celia Duarte Barreto

Ola
Meu esposo e eu fomos em maio de 2018 no primeiro fim de
semana do mes.
Ficamos em Barreirinhas 4 dias para fazer os passeios ( lagoas, atim, rio preguiça , vassouras no farol) , foi tranquilo para conhecer o que haviamos planeja.
As lagoas estavam cheias lindas um espetaculo da natureza .
Sugiro 4 dias para conhecer esse paraiso.
em barreirinhas a noite tem alguns barzinhos na orla do rio , sao muito bons (so os garçons e que deixa a desejar no atendimento) ,isso em tdos os barzinhos que fomos(4 barzinhos) mas a comida e muito boa , vale a pena.
se Deus quiser 2021 estaremos de volta.

Jorge
JorgePermalinkResponder

Ultima vez que fui aos lencois desci em sao luis fui a barreirinhas e depois segui pra parnaiba conheci o delta e barra grande onde fiquei ate sabado e ai voltei pra Parnaíba onde peguei o voo azul linhas aéreas pra Brasília , pois ela voa todos os sabados, viracopos - parnaiba - viracopos .

André Fernandes

Irei dia 08/09 ainda pego elas cheias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Viaje aos Lençóis Maranhenses entre meados de junho e meados de setembro. Quanto mais cedo na temporada, mais cheias estarão as lagoas. O volume d'água no fim da temporada dependerá do quanto terá chovido no primeiro semestre. Santo Amaro tem as lagoas com maior volume no fim da temporada. Está tudo escrito no texto.

Dara
DaraPermalinkResponder

Irei para os Lençóis em agosto e irei ficar 7 dias. Queria uma ajuda, estou querendo passar 2 dias em Santo Amaro e 5 em Barreirinhas. 2 dias em Santo Amaro é suficiente?

ALEXANDRA AMORIM DE MATOS

Bom dia
tem onde se hospedar, quero ir na segunda quisena de julho/2020

Natália Rodrigues

Boa noite! Sei q estamos em quarentena, mas gostaria de informações sobre as viagens em grupo, por favor. Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! Para viagens em grupo, procure uma agência de viagens.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Olá. Queria saber se tem que caminhar muito nos lençóis. Se é muito complicado e se a distância é grande. Também queria saber se tem praias “estilo nordeste” por perto. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaela! As praias mais bonitas nos arredores estão no Piauí, em Barra Grande do Piauí.

Nos Lençóis, os passeios em Barreirinhas envolvem sempre alguma caminhada, mas em Santo Amaro os jipes e jardineiras levam você até bem perto das lagoas.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/o-que-fazer-lencois-maranhenses/

natalia rodrigues

bom dia como está sendo o período de chuvas esse ano? Devido a pandemia tive que remarcar minha viagem para novembro será que vai ter lagoas em Barrerinhas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Não recomendamos viajar em novembro achando que vai haver lagoas cheias. Deixe para viajar num ano em que seja possível visitar entre junho e início de setembro.

Evelin Rodrigues

Gostaria de saber se é possível ir para Lençóis Maranhenses com criança de 03 anos de idade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evelin! Os passeios pelas dunas e lagoas em Barreirinhas envolvem caminhadas na areia, duna acima e duna abaixo. Em Santo Amaro os veículos dos passeios chegam bem perto das lagoas.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá, tudo bem? Vc pode me dizer se final de julho deste ano vou conseguir entrar no parque... Devido a esses problemas com corona virus? pois nao adiei minha viagem... Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Ainda não foi marcada a data de reabertura.

JEFFERSON I.
JEFFERSON I.PermalinkResponder

Boa tarde!
Até dia 15 de setembro ainda é um boa data para conhecer os Lencois?
E uma boa opção levar crianças entre 7 e 11 anos, eles irão curtir ou passar perrengues? Estou pensando em ficar apensa 3 dias em Barreirinhas alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson!

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/#quando

Em setembro nossa dica é Santo Amaro, onde as lagoas ainda podem estar com bom volume. Por favor, leia o guia, todas as informações estão explicadas ao longo dele.

Ana
AnaPermalinkResponder

Quero saber os valores da hospedagem em carteirinhas ..quero saber se depois que me hospedar ainda terei que viajar mais pra chegar nos lençóis ou se da onde me hospedou consigo chegar la andando

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Não dá para ir andando. Você vai ter que pegar passeios. Explicamos tudo neste guia, experimente dar uma lida.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/onde-ficar-lencois-maranhenses/#ficar-bar
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/o-que-fazer-lencois-maranhenses/#bar

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar