Chapada das Mesas

Nem tão remota assim
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Apesar de ser vendida como a última bolacha do pacote das Chapadas, uma espécie de Jalapão 2, A Missão nos confins do Maranhão, a verdade é que a Chapada das Mesas é bem menos selvagem do que a imprensa de viagem faz parecer.

O lugar é um pólo turístico bem estabelecido, com balneários e cachoeiras que, nos fins de semana e feriados, lotam com visitantes das cidades da próspera região agrícola entre o norte de Tocantins e o sul do Maranhão, como Araguaína, Imperatriz e Balsas.

Carolina

E com razão: pelo menos três atrativos são sensacionais (Encanto Azul, Poço Azul e Cachoeira do Santuário).

Fora do circuito mais turístico, a área do Parque Nacional da Chapada das Mesas tem atrativos off-road, mas devido à pouca procura e à pequena estrutura de apoio, o ecoturismo autêntico acaba saindo caríssimo.

Poço Azul

Para curtir os atrativos mais bonitos, é bom estar de carro. E se quiser fazer também as atrações dentro do parque nacional, aonde não se chega de carro convencional, o melhor é encaixar-se num pacote que inclua hospedagem e passeios; assim não ficará tão caro.

11 comentários

Fabricio Moura

Apenas mais um guia maravilhoso, mais um cantinho que eu não conhecia e já fiquei tentado.

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Só queria dizer que, profissionalmente, eu me inspiro no Ricardo Freire, mas sou fã mesmo é da Bóia e suas respostas nem sempre tão pacientes nos comentários. Bóia <3

Igor Barros
Igor BarrosPermalinkResponder

Mais um lugar lindo no Brasil. As cachoeiras são o ponto alto. Pena que, quando eu fui, o Poço Azul estava com a água turva.

Michelle Santos

Fui passar o Reveillon na chapada das mesas e foi muito bom!!! Fiquei uns dias na Pousada Candeeiros no centro de Carolina para conhecer o Poço Azul e Encanto Azul (que na verdade ficam em Riachão), Cachoeiras de Itapecuru e outros balneários com cachoeiras menores mas também bonitas. Todas as visitas são pagas. Apenas para o Poço e Encanto Azul contratamos o serviço de agencia (Torre da Lua) porque precisa de carro 4x4 e saiu R$ 180,00/pessoa.
Do dia 30.15 a 02.16 ficamos no Santuário Ecológico de Pedra Caída, um hotel/resort onde ficam várias outras cachoeiras, inclusive a mais bonita que achei, do Santuário. Lá você tem a opção de várias piscinas, teleférico, tirolesa de 1.400m, jogos e etc. Valeu muito a pena conhecer a região do cerrado!!

Deborah
DeborahPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber o nível de dificuldade pra se chegar nos atrativos! Pois queríamos ir com nossos filhos de 7 e 9 anos.
Na verdade eles estão um pouco acostumados a fazer trilhas: já foram conosco pra Bonito ( que as trilhas são tranquilas) e pra chapada dos veadeiros ( que as trilhas já não são tão fáceis)
Grata, Deborah

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deborah! São bastante fáceis, ficam em balneários.

Tania Sardinha

É minha cidade. Nasci em uma das casas que aparece na foto da avenida principal em frente à mangueira centenário. Há 60 anos saí de lá mas Carolina nunca saiu do meu coração.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Xará, tudo bem? Chapada das Mesas estará fechada ou aberto no feriado de 12 de outubro de 2020. Sabe me dizer?

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. É possível que sim, mas não dá para garantir. Neste momento tanto Pedra Caída quanto o Poço Azul estão fechados. Note que, ainda que estejam abertos, é bastante difícil manter distanciamento social num balneário num feriadão. Não é um tipo de turismo muito compatível com o momento da pandemia.

Maria Selma milhomem da Conceição

Olá boa tarde gostaria de saber se a pedra caída está abertaa partir do dia 5 deoutubro de 2020 pois queria fazer uma reserva para duas pessoas antes do feriado de 12 de outubro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Selma1 O atrativo está fechado, sem previsão de retorno. Acompanhe no Instagram:

https://www.instagram.com/pedracaida/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar