Cancún

Adoradores do sol
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Inventada na década de 80 para ser um pólo turístico, Cancún é o último dos grandes balneários verticais. Seus hotelões enfileiram-se à beira de uma praia de areia branquíssima e mar turquesa.

Espalhados pela zona hoteleira estão shoppings, bares e discotecas ao gosto americano. Se você gosta da Barra da Tijuca, vai amar Cancún.

Mas Cancún não é apenas frozen margaritas e macarena. Nas redondezas existem ecoparques temáticos, como Xcaret, que têm um pé em Brotas e outro na Disney. Ruínas maias rendem três dias inteiros de passeios (Chichén Itzá, Tulum, Cobá). E há 150 km de praias genuinamente caribenhas.

Quem quer curtir a parte da praia, dos parques e das ruínas mas não quer a parte dos hotelões deve se hospedar fora da cidade. Nesse caso, escolha entre o vilarejo de Playa del Carmen, a estrutura rústica de Tulum ou um dos resorts all-inclusive ao longo da Riviera Maia.

Cancún: quando dá praia?

  • Precisa passaporte? Sim.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Leia aqui.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Que moeda eu levo? Dólar. Leia mais.

365 comentários

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Hotel Sotavento Yatch clube Cancun péssimo !
Não recomendo!
Localização boa porém café da manhã péssimo, só tem pão e ovo mexido, mal servem café quente.
Sem contar as toalhas que parecem pano de chão.

MARCIA HENRIQUE

Viajei para Playa del Carmen em março, as praias estavam infestadas de sargaços, os moradores informaram que o fenômeno acontece sempre nuns dias de março.
Engraçado que em nenhum site informa o episódio, dão dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, furacões e NUNCA falaram de sargaços.
Depois de uma semana o sargaço foi diminuindo, fiquem atentos ao viajar para lá, muito frustante chegar naquele mar e encontrar sargaços.

Victor Lopes
Victor LopesPermalinkResponder

Na verdade, até onde eu sei, ocorre em várias épocas do ano. Fui em outubro e tinha isso.
Na zona hoteleira os próprios hotéis limpam.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Cancum hoje 26/05/2018, chove o tempo todo, tempestades. Estamos a 10 dias em cancun e não encontramos uma praia bonita. Muito sargaco e não dá para entrar na água. As praias de plataforma del Cármen são horríveis. Cancun foi a maior decepção, nunca mais.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Também achei Cancún uma decepção. Chovia o tempo todo, não dava pra ir pra praia. Tulum, cinza. Chichen Itzá afundada em lama.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Fui a Cancun 2x. Na primeira fiquei 15 dias em março e não caiu uma gota de chuva durante todo o período. Na segunda, tb em março, fiquei 5 dias, dos quais choveu em 2 e meio.

Ou seja, condições da natureza mudam independente da época e da vontade. Faz parte da vida. O lugar não é ruim por causa disso. Foi azar. Acontece. Só não adianta ficar dizendo que Cancun é horrível, pq não é!

Luana
LuanaPermalinkResponder

Estou pesquisando sobre cancun e em vários lugares vi falando sobre sargaço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Sim, de alguns anos para cá têm aparecido sargaços de tempos em tempos. Não é sempre. E as praias têm um serviço de limpeza.

VALERIA
VALERIAPermalinkResponder

Gostaria de contribuir com este super blog que sempre consulto quando vou viajar, com minha experiencia de viagem a cancun que realizamos de 24 a 31/05/2018. Já é nossa 2ª vez. Na 1ª vez ha 5 anos atrás viajamos pela COpa e fizemos escala no Panamá. Agora voamos de Aeroméxico fazendo escala na Cidade do México . Pra gente, pelo Aeroméxico foi muito cansativo já que o tempo de voo entre SP e Panamá é menor então
dá pra descansar entre a conexão até aq chegada em Cancun. á que a duração do voo de SP até cidade do Mexico são 9h e 3 0 min. e entre SP ao Panamá 7 hr,além do aeroporto da Cidade do Mexico não ter muita infraestrutura e o do Panamá ser um mega aeroporto com um free shop gigante. Assim pela Copa foi melhor. Em cancun ficamos no Riu Palace Las Américas all incluse. Um hotel luxuoso mais cheira um pouco a mofo porem funcionários e infra estrutura impecável além de ser bem perto do centrinho onde fica o Coco Bongo o Sr Frogs e todas as atividades noturnas. Na outra vez ficamos no Fiesta Americana Condessa, é mais longe também bom porém. Entre os dois achei o Riu melhor.Os passeios fizemos Isla mujeres com catamarã, X Caret, Coco Bongo( imperdível) Sr Frogs, barco pirata e Xoximilco. Uma advertência quanto ao Xoximilco o passeio é lindo mais tem muito mosquito. Tulum, Cozumel e Playa del Carmem não fomos são bem distantes de Cancun para quem pretende fazer melhor se hospedar na Riviera Maya ou dividir sua estadia entre Cancun e Riviera. Ficamos 1 semana, nas duas vezes que somos , acho tempo suficiente. As Pirâmides e Tulum acho que tem que conhecer apesar da distância. Shopping fomos no Caracol ( em frente ao Riu) fraquinho Kukulcan Plaza lindo mais caro e o La Isla, que na minha opinião para comprar é o melhor. Na outra vez nadamos com golfinhos em Isla Mujeres. agora nadamos no XCaret, achei melhor o da Isla Mujeres.Com relação a utilizar all incluse ou não é uma questão de gosto. Sempre preferimos all inclusive já que o dollar em relação ao real é sempre ruim e os valores de comidas e bebidas acabam sendo altos e sendo all inclusive esta despesa vc não tem já que na maioria dos passeios vc tem almoço e bebida incluída, mas qdo fica no hotel acaba ficando pesado se tem que pagar todo consumo em dollar esta é minha opinião. Na outra vez fomos em outubro pegamos sol tds os dias. Agora pegamos 2 dias de chuva, mas calor sempre. E o mar, ah o mar não tem descrição é maravilhoso!!!!!Espero ter ajudado.

Elaine Aparecida

Se quiser ver um mar lindo com 7 cores, recomendo você ir a San Andrés ( Colombia). Muito lindo.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Alguém sabe me dizer se esta tendo problema de sargaço recentemente em Cancun?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Este post traz um sumário, além de webcams de várias praias (role até o fim da página)

https://www.atastefortravel.ca/11077-current-seaweed-conditions-in-cancun/

Ilmar
IlmarPermalinkResponder

Boa tarde! Muito obrigado mesmo por suas claras elucidações. Não só fez eu mudar de destino para Cancún como me direcionou ao sem inclusive, eu já tinha dúvidas por que a única de vida que eu como é cerveja eu imaginei que estaria pagando por uísque, vodkas e tequilas caras sem consumi-las. agora tenho uma dúvida que gostaria de tirar que acredito servir tanto para Cancún como para outros lugares: irei viajar em meados de setembro qual seria a melhor antecedência para reserva de hotéis? Agora ou deixar para uns 4 ou 3 meses antes em função de preços?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilmar! A partir de 3 meses de antecedência as tarifas descontadas começam a aparecer. Você pode fazer reservas canceláveis e cancelar se aparecer mais baratas. Setembro é baixa temporada (época de chuvas, possibilidade de furacão), então pode haver preços bem baixos de última hora.

Elaine Cristina da Cunha

Ilmar, fui em 2017 para Cancun no final de agosto. Fiquei 3 dias no Krystal somente para dormir, comi num mercado que tem desde café até almoço. Aproveitei e fiz passeios para tulum e isla, além de comprar em shopping e Wal mart . Fiquei 3 dias no Hyatt excelentes! Tanto é que eu e meu marido vamos voltar em junho para ficar 3 dias somente em algum hotel para dormir e 5 dias novamente no Hyatt.

Ilmar
IlmarPermalinkResponder

Muito obrigado Bóia novamente me ajudando. nunca escrevi mas eu utilizo informações deste site desde a minha primeira viagem para Europa. Agradeço muito todas as contribuições.

Ilmar
IlmarPermalinkResponder

Obrigado Elaine eu também já irei fazer isso ficarei cinco dias em um hotel mais simples e 6 dias num hotel all inclusive para curtir o local. Obrigado.

Elisabeth
ElisabethPermalinkResponder

Acabamos de chegar de Cancún. Ficamos hospedados na zona hoteleira no hotal Grand Oasis (não recomendo) e fomos surpreendidos pela grande quantidade de alga por toda orla. Não havia serviço de limpeza de praia e era impossível entrar no mar, além do que muitas áreas estavam com bandeira vermelha por causa de buracos e da correnteza. Nos indicaram a praia Langosta e Tortugas, mas também tinha algas. Há muito o que conhecer pela redondeza e que requer disposição pois ficam bem afastados, como Tulum (180 km), mas vale a pena pois a cultura é riquíssima, sem falar nos Cenotes que dão um bom mergulho.

Marilia Gama
Marilia GamaPermalinkResponder

Vamos falar claramente!!! Cancun está infestada de sargaços!! Nenhum agente de viagem muitos blogs de viagem escondem o fato.Fui em julho/2018 pra Riviera Maya e Tulum e foi impossível ficar na areia e alem da grande quantidade de algas o cheiro é horrível. Os hotéis até tem serviço de limpeza mas não dao conta, é como enxugar gelo. Ultimamente não conheco ninguém que veio de la e não tenha falado do problema e a decepção com a viagem.

Dulce
DulcePermalinkResponder

Estive por lá em maio e estava impossível entrar no mar! Pra aproveitar a viagem, só Cozumel e Isla Mujeres

Renata
RenataPermalinkResponder

Compensa fazer bate e volta em chichen, partindo de tulum? Ou fica muito cansativo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! É longe, mas indo com tour organizado você descansa na volta.

Karina Búrigo

Boa noite!

Gostaria de saber se existe um serviço de aluguel de Van com motorista, em Cancún, para fazer os passeios, mas sem ser excursão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Deve haver, sim. Procure uma agência de viagem ou a recepção do seu hotel.

Karine Almeida Santos

Olá Boa noite!
Gostaria de saber quais os passeios que poderia fazer em cancun, e se pego all inclusive
Não tenho ideia de hotel e a melhor localização. Fico tb com receio de não aproveitar as praias já que nos comentários algumas pessoas falam de sargaço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karine! Sargaço é um problema recorrente nos últimos anos e imprevisível. Apenas Isla Mujeres tem estado imune.

MARCIO NERY MAGALHAES JUNIOR

Fui em Isla Mujeres no ultimo domingo, dia 12. Tava lotado e um cheiro terrível

MARCIO NERY MAGALHAES JUNIOR

Karine, voltei ontem de 11 dias de Cancún.
Xel-Ra e Xcaret são bons passeios. O primeiro é all inclusive desde o café da manhã o segundo pode pagar o Plus que dá direito a almoço, excelente por sinal.
Agora, depende do que quer pois tem coisa com mais adrenalina como o Xplor ( dia e noite)
Eu ficaria em Tulum, AirB&B, com aluguel de carro.

Lia Mara
Lia MaraPermalinkResponder

Li nos comentários em algum lugar do site que tem um brasileiro chamado Luciano que faz mergulhos em Cozumel. Não anotei na hora e agora não consigo achar. Help me please!!!

Simone
SimonePermalinkResponder

Vidanta , Rivieira Maya so pensa em vender o pacote de vaccation club"Time Share" eles sao especialistas para te enganar...cuidado não comprem o pacote.

Simone
SimonePermalinkResponder

Nao entrem no jogo da venda de Time share, te oferecem um dia ou um cafe da manhã para tentar vender um time share, vai por mim Interval, SFX etc São grandes roubadas estou tentando cancelar a minha do Vaccation Clube...não sei porque as autoridades ainda não bloquearam este tipo de negocio.

RENATA
RENATAPermalinkResponder

Onde vale a pena trocar dolar por peso em Cancun?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! No centro você provavelmente encontrará cotações melhores do que na zona hoteleira. Mas vai perder seu tempo de férias indo até lá e fazendo pesquisa. O melhor é levar cartão pré-pago em dólar, o 6,38% de IOF é compensado pelo melhor câmbio possível entre dólar e peso, que provavelmente nenhuma casa de câmbio vai oferecer.

https://www.viajenaviagem.com/2018/05/que-moeda-levar-para-50-paises/#mexico

MARCIO NERY MAGALHAES JUNIOR

Renata, em quase todos os restaurantes e mercados que fomos trocamos dólares por pesos em cotação melhor que casa de câmbio.
pode pegar a cotação do dia e exigir

Michelle
MichellePermalinkResponder

Bom dia!
Vc sabe qual a voltagem nos hotéis? Riu Caribe. Sei que em Cancun é 110.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michelle! 110. Mas provavelmente o seu hotel tem secador no quarto, dê uma olhadinha na descrição no site oficial.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Tenho 14 dias para uma viagem de lua de mel. A ideia é ficar uma semana em Playa del Carmen, realizando todos os passeios por perto. Na segunda semana a ideia é se hospedar em Cancun para descansar (e devolver o carro, caso aluguemos um na primeira semana). A dúvida é: é besteira mudar de hotel? Seria mais vantajoso fazer Cancun de base e ficar todo o período por lá? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Playa del Carmen está melhor localizada para passear.

MARCIO NERY MAGALHAES JUNIOR

acabei de chegar, fique em Playa del Carmen, para devolver o carro e embarcar você gasta apenas 90 minutos no máximo.
este ponto será muito mais central para vocês

MARCIO NERY MAGALHAES JUNIOR

Apenas para entenderem, o Viajem na Viajem é simplesmente o máximo. Quantas viagens fiz com a família na segurança e confiança das dicas e orientações dos gestores do site e dos comentários dos seguidores. Nota 1000.
Agora sobre Cancún, deixando claro que é minha experiência de uma viajem em família, que conhece muito bem o Brasil, gosta de uma boa comida, e conforto no limite de um orçamento adequado.
Concordo com quem disse que Cancún é uma decepção, e é mesmo produto de fotos em breves momentos e sem detalhes.
As praias do nordeste são melhores, Bonito é muito mais Bonito que os Cenotes, Orlando tem parques muito melhores que os ´´X´´.
Para quem gosta de comida e tem um orçamento que não permite um All In, melhor alugar algo com uma cozinha para comer uma boa comida que nos faz falta.
As praias são bem cuidadas, mas o mar é uma pintura de Monet. Lindo de longe, mas quando está dentro não tem a transparência das fotos que te enviaram.
Cuidado ao escolherem hotéis ao sul na Zona Hoteleira, pois o vento forte e as bandeiras vermelhas não são produtos do azar mas sim 300 dias do ano.
Praia Del Carmem, nunca fui em uma praia tão feia pelo nível de badalação. Cara, Feia, Água escura, sem estrutura para visitantes.
Tive a experiência completa, inclusive da propina oficial e uniformizada, por 5km/h de excesso.
Os sargaços estão invadindo mesmo, e não é falta de sorte não mas sim uma constante.
Muito estudo e conversa quando planejar ir a Cancún, converse com mais gente que não se preocupa em dizer que foi um perrengue chique.

Rodrigo Lanna
Rodrigo LannaPermalinkResponder

Poderia aqui elencar inúmeras cidades, monumentos e paisagens inesquecíveis deste País ?? pela magnitude da beleza natural que possuem, porém a mensagem mais impressionante deste lugar é extremamente negativa e depõe contra uma instituição a qual eu tenho o maior respeito, a polícia.
Durante os 9 dias (27/1/20 ao dia 94/2/20) que fiquei neste lugar com minha família o carro que eu conduzia foi abordado por 2 vezes nas vias públicas pela polícia mexicana, situação esta inusitada para mim pois sou cumpridor das leis do meu País e daqueles que visito.
A despeito disso, partindo do princípio que este tipo de interpelação policial presume-se estar dentro da legalidade, fui acusado de ter excedido o limite de velocidade, sem qualquer prova desta suposta transgressão.
Em ambas as situações eram claras as intenções de extorquir propinas (propinas mesmo e não gorjetas, tão frequentes lá). Infelizmente, na segunda vez, em virtude da situação desfavorável e constrangedora que me encontrava (já que me dirigia com a família para o aeroporto às 4 hs da manhã, retornando ao Brasil) fui abordado por estes marginais de farda que me ROUBARAM 200 dólares.
Uma pena este lugar de inigualável beleza possuir “defensores” inescrupulosos como estes chamados POLICIAIS!
Pobre povo mexicano e turistas que lá estão!

Luis Oliveira
Luis OliveiraPermalinkResponder

Pois eh Rodrigo, tive o mesmo problema, eles sabem quais são so carros de locadoras, também fio parado e morri com 600 pesos. Queriam reter o veículo da hertz, alegando pneu careca.

Luis Oliveira
Luis OliveiraPermalinkResponder

Ricardo, acabei enviando o texto sem a devida correção, é possível fazê-lo?

abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Quem responde é A Bóia. Não entendi sua pergunta...

Luis Oliveira
Luis OliveiraPermalinkResponder

Se você quer sossego e ter umas férias tranquilas, Cancun/México não é o lugar. Em todos locais você eh abordado para venda de pacotes turístico. Saindo do desembarque no aeroporto, vc cansado e aquele enxame. São insistentes, inconvenientes, chatos e não respeitam o seu espaço Alugar carro... Não adianta fechar pacote no brasil, chegando lá é tudo diferente. Reservei na Hertz por uma semana e ficaria em usd 280.00. Lá no balção da Hertz, pelas leis Mexicanas é o que me foi dito, eles não aceitam seguro do cartão de crédito e no final a locação ficou em USD 650.00, depois de muita "briga", a primeira proposta foi de USD 1,000.00. Para entregar o carro pedem propina e também tentam de vender pacotes, um verdadeiro martírio. A policia é corrupta, me pararam na estrada e queriam prender o veiculo alegando pneu careca, tive que pagar 600 pesos para seguir viagem, senão alem do veículo a minha CNH seria retida. Ninguém fala contigo sem estender a patinha. Se quer paz vá para NZ, Canada, Japão, lugares onde ninguém fica te importunando. NÃO GASTE SEU DINHEIRO COM O MÉXICO.

Luci
LuciPermalinkResponder

Vou viajar para cancun início de outubro.
Gostaria de saber como está a situação do corona virus lá
Estou pagando pacote de viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luci! É impossível saber o que vai acontecer nesta pandemia. Veja quais são as condições atuais para cancelamento ou adiamento e continue monitorando a situação.

luci Petarnella

novamente estou voltando perguntar. vou em outubro ja abiram os resorts será seguro viajar sera que teremos que usar mascara o tempo todo [ o que sera muito desagradável
Agradeço e aguardo retorno

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luci! Infelizmente não é possível ter certeza de nada num futuro próximo. Dependendo de como a pandemia se comportar no México, Cancún pode estar aberta ou não. Neste momento tampouco podemos saber como serão os procedimentos de segurança em outubro. É provável que a primeira leva de clientes seja composta por pessoas que não levem os riscos da pandemia muito a sério. De nossa parte, acrescentamos que outubro é o mês mais chuvoso em Cancún, e ainda está dentro da temporada de furacões.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Gostaria de saber viajando um casal de adultos e um casal de adolescentes do dia 27 de Dezembro a 2 de Janeiro seria melhor um hotel all inclusive ou um hotel com café da manhã? Fico preocupada com dia 31 e dia primeiro.de restaurantes tendo que fazer reserva ou muito cheios. Depois Ficaremos em três adultos e dois adolescentes fazendo os parques em um hotel com café da manhã de 2 de Janeiro a 9 de Janeiro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Cancún é uma cidade turística e não fechará no Réveillon, não se preocupe. Não recomendamos all-inclusives em Cancún: há muito o que fazer fora do hotel, você acaba perdendo seu investimento. Além disso, os all-inclusive não-caros costumam ser fracos nos quesitos comida e bebida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar