Turismo e vacinas: para que países dá para viajar? Portugal, Espanha, França, Peru...

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vacina e turismo Europa

Com o avanço da vacinação contra a Covid, muitos países devem passar a aceitar turistas já vacinados com duas doses.

Este post vai acompanhar a evolução das regras nos destinos mais procurados por brasileiros com relação a turismo e vacinas. Favorite e volte sempre.

ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE: 10 DE SETEMBRO

Clique para ir direto ao destino desejado:

EUROPA

Alemanha | Bélgica | Croácia | Espanha | França | Grécia | Islândia | Portugal | Reino Unido | República Tcheca | Suíça

AMÉRICA DO NORTE

Estados Unidos | México | Canadá

AMÉRICA DO SUL

Argentina | Chile | Colômbia | Peru | Uruguai |

CARIBE & AMÉRICA CENTRAL

República Dominicana | Aruba | Curaçao | Costa Rica

ÁSIA

Dubai | Maldivas

Turismo e vacinas: Europa

Alemanha

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg-ob-der-Tauber

A partir de 22 de agosto, brasileiros vacinados com o esquema completo de AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há pelo menos 14 dias podem entrar na Alemanha. É preciso preencher fazer um registro digital neste site e apresentar o certificado digital do ConecteSUS na chegada.

Todos os maiores de 12 anos precisam estar vacinados. Crianças entre 6 e 11 anos não precisam estar vacinadas, mas devem apresentar exame negativo (PCR ou antígeno).

A Alemanha aceita todas as versões AstraZeneca (Covishield, Fiocruz, Recombinante) como equivalentes à AstraZeneca europeia (Vaxzevria).

A Coronavac ainda está em processo de aprovação pelo Paul-Ehrlich-Institut, a 'Anvisa' alemã.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Bélgica

Trem entre Holanda e Bélgica: Bruges

Bruges

A Bélgica aceita brasileiros completamente vacinados há pelo menos 14 dias com vacinas aprovadas pela EMA: AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Moderna. Coronavac ainda não é aceita.

Ao chegar é preciso fazer um teste PCR e aguardar o resultado em isolamento.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Croácia

A Croácia voltou a exigir a quarentena de 14 dias de viajantes provenientes do Brasil. Além do auto-isolamento, é preciso apresentar teste PCR negativo e ter a hospedagem paga antecipadamente.

Espanha

turismo e vacinas: Madri

Aeroporto de Madri

A partir de 24 de agosto brasileiros vacinados há 14 dias com esquema vacinal completo podem entrar na Espanha. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas: AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer.

Todos os maiores de 12 anos precisam estar vacinados. Crianças até 11 anos precisam apenas estar acompanhadas de um adulto vacinado.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

França

Mont St.-Michel

Mont St.-Michel

Dia 17 de julho a França anunciou a abertura das fronteiras a viajantes provenientes de todos os países, desde que estejam completamente vacinados com vacinas aprovadas pela EMA - AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen. A Covishield (nome indiano da AstraZeneca) e a AstraZeneca da Fiocruz também estão permitidas. É necessário ter tomado a segunda dose 7 dias antes do embarque (no caso da Janssen, de dose única, a vacina precisa ter sido tomada 28 dias antes da viagem).

A Coronavac ainda não foi aprovada pela EMA.

Para entrar em museus, atrações turísticas, restaurantes e andar de trem, é preciso emitir um 'passe sanitário' neste site.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Grécia

turismo e vacinas: Grécia

Santorini

A Grécia foi o primeiro país europeu a aceitar oficialmente viajantes vacinados com vacinas ainda não aprovadas pela EMA, como a Coronavac (internacionalmente conhecida como Sinovac) e a russa Sputnik V. A Grécia também anunciou que a vacina não será obrigatória: o país vai aceitar também visitantes que apresentem testes PCR negativos.

No entanto, o visitante precisa vir de uma lista de países pré-aprovados, da qual o Brasil não faz parte. Veja a lista aqui.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Islândia

Viaje na Viagem 12 anos - Islândia

Islândia: apenas algumas vacinas aprovadas

A Islândia está aberta sem necessidade de quarentena a turistas de todas as nacionalidades que tenham tomado duas doses de alguma vacina aprovada pela EMA ou pela OMS. São elas: AstraZeneca (incluindo Covishield), Janssen (Johnson & Johnson), Moderna, Pfizer, Sinovac (Coronavac) e Sinopharm.

Ou seja: brasileiros vacinados com a segunda dose da AstraZeneca, da Pfizer, da Coronavac ou com a dose única da Janssen já podem viajar à Islândia. Veja as exigências aqui.

É preciso certifiar-se de que o país da conexão permite trânsito internacional. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido permitem.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Portugal

Lisboa: atalho ao Castelo

Lisboa

Portugal abriu suas fronteiras para todos os viajantes brasileiros dia 1º de setembro. A decisão pode ser revista até 16 de setembro, de acordo com a situação epidemiológica.

Não é necessário estar vacinado para viajar a Portugal. Basta apresentar teste negativo RT-PCR (feito até 72 horas antes do embarque) ou antígeno (feito até 48 horas antes do embarque). É recomendável fazer os testes em laboratórios formais.

Crianças até 11 anos não precisam fazer teste.

É preciso apresentar teste negativo para covid ao fazer check-in e para frequentar áreas internas de restaurantes nos fins de semana. Os testes podem ser PCR (válidos por 72 horas), antígeno (válidos por 48 horas) ou rápidos (feitos à porta do estabelecimento).

Reino Unido

Londres dicas - London Eye

Londres

Por enquanto, a política de entrada no Reino Unido é ditada pelo risco de contágio no país de origem do viajante. Não há nenhuma política baseada em vacinação.

O Reino Unido divide os países em três listas: vermelha, âmbar e verde.

O Brasil atualmente está na lista vermelha (veja aqui).

Isso significa que, sem passaporte britânico ou residência no Reino Unido, brasileiros não podem entrar no país, estejam vacinados ou não.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

República Tcheca

Praga dicas

Praga

A República Tcheca está aberta a viajantes brasileiros completamente vacinados há pelo menos 14 dias com qualquer vacina aprovada pela EMA: AstraZeneca, Janssen, Pfizer e Moderna. Coronavac ainda não está aprovada.

Além disso, é preciso preencher um formulário de chegada antes de embarcar, e ter um seguro-viagem que cubra despesas com Covid.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Suíça

Brasileiros que já tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina aprovada pela OMS - Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac (a nossa Coronavac) e Sinopharm - podem entrar na Suíça sem quarentena. Não há exigência de intervalo entre a segunda dose e a entrada na Suíça.

A partir de 13 de setembro será exigido teste negativo PCR (válido por 72 horas) ou antígeno (válido por 48 horas) para entrar em museus e restaurantes fechados. Visitantes de fora da Europa poderão fazer exames gratuitos em laboratórios indicados pelo governo suíço. Não é necessário apresentar teste para frequentar hotéis, lojas, andar de trem ou consumir nas áreas externas de bares e restaurantes.

Atenção: verifique se a cia. aérea ou o aeroporto de conexão exigem teste RT-PCR para embarcar.

Voltar | Índice de destinos | Topo

Turismo e vacinas: América do Norte

Estados Unidos

Onde ficar em Nova York: região da Penn Station e rua 34

Nova York

Os Estados Unidos ainda não anunciaram a vacinação como critério de entrada no país.

No momento, brasileiros que não tenham dupla cidadania nem residência no país só podem entrar nos Estados Unidos depois de passar 14 dias num terceiro país (e fazer teste PCR até 72 horas antes do embarque).

O México e a República Dominicana têm sido os lugares preferidos dos brasileiros que viajam para lá.

Muitos brasileiros têm inclusive conseguido se vacinar gratuitamente nos postos de vacinação em todos os Estados Unidos, devido à abundância de vacinas por lá.

México

Chichén-Itzá

Chichén-Itzá

O México tem entrada livre. Não é preciso vacina, nem mesmo teste PCR.

Canadá

Turismo e vacinas: Canadá

Vancouver

Brasileiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias com vacinas aprovadas no Canadá podem viajar a turismo desde 7 de setembro.

As vacinas válidas são Pfizer, Janssen, Moderna e AstraZeneca, incluindo Covishield e Fiocruz. Coronavac ainda não está habilitada.

Além da vacina é preciso fazer um teste RT-PCR 72 horas do embarque, e preencher o formulário ArriveCAN também até 72 horas antes do voo.

Lembre-se que brasileiros precisam de visto ou eTA para entrar no Canadá. Leia sobre o eTA aqui.

Voltar | Índice de destinos | Topo

Turismo e vacinas: América do Sul

Argentina

Viagens de Natal: El Calafate

El Calafate

A Argentina ainda não anunciou nenhuma política de permitir a entrada de viajantes vacinados.

As fronteiras permanecem fechadas para o turismo. Os voos diretos para o Brasil estão suspensos.

Chile

O que fazer em Santiago: Sky Costanera

Santiao

Mesmo com vacinação adiantada, o Chile ainda não sinalizou intenção de permitir a entrada de viajantes vacinados.

As fronteiras permanecem fechadas para o turismo.

Uruguai

Uruguai devolução IVA problemas MasterCard

Punta del Este

O Uruguai anunciou que deve receber turistas estrangeiros a partir de 1º de novembro. As condições ainda não estão definidas, mas é provável que seja exigido a combinação de vacinação (por qualquer vacina aprovada pela OMS) + PCR negativo.

Antes disso, a partir de 1º de setembro, o Uruguai vai reabrir para estrangeiros que tenham propriedades no país. Será exigida vacinação completa e teste PCR negativo. Crianças não vacinadas terão que tomar vacina na chegada, e a família vai ter que fazer quarentena.

Colômbia

San Andrés dicas: praia Spat Bright

San Andrés

A Colômbia reabriu ao turismo de brasileiros em 11 de maio. Há a exigência de um teste PCR feito até 96 horas antes do embarque.

Peru

Machu Picchu novas regras

Machu Picchu

A partir de 6 de setembro brasileiros já podem voltar ao Peru como turistas, sem necessidade de quarentena.

Viajantes que tenham esquema vacinal completo de qualquer vacina aplicada no Brasil (2 doses de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, ou 1 dose de Janssen) só precisam do certificado de vacinação do ConecteSUS.

Viajantes que tenham tomado apenas a 1ª dose (de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) precisam apresentar teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque.

Voltar | Índice de destinos | Topo

Turismo e vacinas: Caribe

República Dominicana

Turismo e vacinas: Punta Cana

Punta Cana

A partir de 31 de maio será necessário apresentar um teste RT-PCR feito a no máximo 72 horas antes do embarque.

A República Dominicana também exige vacinação contra febre amarela.

Aruba

Aruba

Palm Beach

O país reabriu a fronteira para brasileiros no dia 7 de junho. Não é preciso estar vacinado. Veja todos os requisitos.

Curaçao

Kenepa Grandi

Kenepa Grandi

Curaçao está aberto a visitantes de todos os países que apresentem teste PCR negativo.

Ainda não há nenhuma política de entrada vinculada à vacinação.

Costa Rica

A Costa Rica está aberta para turismo. É necessário ter um seguro-viagem que cubra Covid e preencher o formulário Pase de Salud.

Quem está completamente vacinado com Pfizer, Janssen, AstraZeneca ou Moderna não precisa do seguro-viagem.

Voltar | Índice de destinos | Topo

Turismo e vacinas: Ásia

Dubai

turismo e vacinas: Dubai

Dubai

A Emirates voltou a vender passagens a brasileiros com destino final Dubai.

Brasileiros podem entrar nos Emirados Árabes apenas com teste PCR negativo.

Ainda não foi anunciada nenhuma política de entrada vinculada à vacinação.

Maldivas

Anantara Dhigu

Maldivas

Brasileiros podem entrar nas Maldivas.

Depois de anunciar que viajantes vacinados com duas doses estariam isentos de apresentar PCR na chegada, as Ilhas Maldivas voltaram atrás.

Todos os viajantes precisam apresentar um teste PCR negativo feito até 96 horas antes da chegada.

Voltar | Índice de destinos | Topo

Leia também:

507 comentários

FernandaCampos

Tenho credito na agencia de viagens para a Alemanha mas tomei a Coronavac. O que acontece com quem já está com a passagem comprada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Você pode pedir reembolso (a agência tem 12 meses para devolver o dinheiro a partir do pedido) ou tentar renovar o crédito.

Sabrina Andressa

Boa noite!
Por favor, me tira uma dúvida ?
Pra entrar na Espanha bebê de 1 ano precisa apresentar PCR? Eu já estou vacinada com as duas doses.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Desculpe, a informação estava errada. Crianças até 11 anos não precisam sequer de PCR, bastam acompanhar um adulto vacinado.

José
JoséPermalinkResponder

Pessoal, podemos entrar na Estônia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Não.

Jeniffer
JenifferPermalinkResponder

Oii, pretendo viajar pra Colombia em Novembro, tomo a 2 dose na Pfizer dia 11 de Novembro, eu posso viajar no mesmo dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeniffer! Até o momento a Colômbia não está exigindo vacinação para entrar no país. Não temos como saber qual será a regra em novembro. Atente para o fato de as vacinas poderem trazer reações, incluindo febre. que além de prejudicar a sua viagem pode ser confundida com covid por comissários, agentes de imigração e passageiros. Por prudência, se puder viaje pelo menos 48 horas depois de tomar a vacina.

Cezar
CezarPermalinkResponder

Estou indo em outubro para o Egito e a regra para entrar no país mudou. Agora além de levar o PCR feito em inglês no Brasil, o passageiro precisa fazer um novo PCR ao desembarcar no Cairo. Esse teste custa 1000 libras egípcias (U$65) e já ouvi vários relatos que a chegada dos voos está um caos. Parece que mesmo brasileiros vacinados com as 2 doses e com o comprovante do ConecteSUS, precisam levar PCR do Brasil. Alguém pode me confirmar essa informação? Valeu, Boia!

Sabrina Andressa

Muito obrigada, minha querida. Estou aliviada .

Anai
AnaiPermalinkResponder

Bom dia, Bóia!! Se eu, imunizada, passar 14 dias na Espanha (de 2 a 16 de julho), consigo entrar na Itália? Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Anai! Sim.

Anai
AnaiPermalinkResponder

Bóia, já encontrei a resposta pra essa dúvida nos comentários!! Obrigada pela ajuda, pode passar pra próxima wink

Alcione Helena do Couto 05460810701

por favor, além da vacina contra covid o governo francês exige outros tipos de vacinas para turistas adultos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alcione! Não.

Aleksander Campos

O controle sanitário é feito uma única vez no País de entrada do espaço schengen?
Por exemplo, pretendo ir a Portugal e Espanha, retornando ao Brasil em seguida.
Na imigração em Lisboa será exigido o RT-PCR e tb o certificado de vacinação válído para Espanha.
Considerando que na Espanha não haveria imigração por tratar-se de voo domestico Lisboa-Madrid.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aleksander! Está havendo checagem nos voos 'doméstico' europeus também.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá. Meu marido e eu vamos para o Canadá dia em novembro. Eu tenho a vacina aceitada por eles, mas ele tomou a Coronavac. Algumas pessoas de lá e pessoas de Air Canada disse que apesar disso, ele ficará de quarentena só por 14 dias. Vocês tem alguma info disso? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Aparentemente é isso mesmo. A Air Canada é responsável pelo embarque, se eles disserem que o seu marido pode embarcar deve estar OK.

Cezar
CezarPermalinkResponder

ATENÇAAAAOOO! O aplicativo do ConecteSUS atualizou o certificado com os nomes oficias das vacinas, reconhecidos em todo o mundo.

Quem tomou Covishield, agora aparece Astrazenca / Covishield. E quem tomou Coronavac, agora aparece Sinovac / Coronavac. Entrem novamente no App e gerem um novo pdf do comprovante.

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Boa noite! Muito obrigada por compartilhar a informação, Cezar. Já emiti o meu novo certificado.

Rita
RitaPermalinkResponder

Então para crianças de 12 anos acima sem vacinar somente Portugal na Europa poderia entrar,é isso mesmo?
Pensava em “combar Portugal/Espanha e França nesse fim de ano, mas não dará tempo, pois ainda ela nem tomou a primeira dose.
Aguardar agora.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Sim, pelas regras atuais, maiores de 11 anos só podem entrar sem vacinação em Portugal.

Jurema Maria Moreira santos

Estou indo pra Espanha dia 11 de Setembro já tomei as duas dose da Coravam será que tenho que fazer o Teste . Eles não vão me pedir . Na Latam Me disseram que só as vacinas. E A Iberia não sei como fico obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jurema! Informe-se com a cia. aérea com a qual você vai viajar se será exigido PCR para o embarque ou para a conexão.

Cleide
CleidePermalinkResponder

Pra entrar na Europa tem que baixar algum aplicativo conecte Sus ou somente o PDF em papel é aceito?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleide! Use o certificado emitido pelo aplicativo.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Oi, Bóia!

A Espanha exige um formulário que deve ser emitido no site Spain Travel Health (spth.gob.es – é do governo). Depois de preenchido o formulário, um Código QR é gerado, e ele precisa ser apresentado junto do comprovante de vacinação.

A informação aparece na página de emissão de passagens no site da Iberia, tá supercompleto.

Emerson c a m assem

Pretendo ir ao Ira e Azerbaijao em janeiro. Sabem se esta liberada a entrada de brasileiros?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ol, Emerson! No momento, não. A IATA tem um site que cobre todos os países, acompanhe por lá:

https://www.iatatravelcentre.com/world.php

LUCIANA DE SOUZA NUNES

Boa noite ..tudo bem? Queria tirar uma dúvida se possível.. viagem como turista para o Canadá...se cumprir todos os requisitos como vacinada com as 2 doses, teste Pcr negativo, visto ou ETA, e preencher o ARRIVECAN, não precisa apresentar PLANO DE QUARENTENA, certo? É que no site do governo fala em plano de quarentena, mas pelo que entendi é para quem não cumpriu os requisitos acima e citados no post ...
Outra dúvida é quando se fala em apresentar teste em até 72 horas....o teste tem que estar dentro das 72 horas antes do embarque isso? É que sou aqui do RS e certo que se fará conexão em SP,...conta 72 horas antes deste embarque em SP, CERTO?

OBRIGADA

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Não precisa mais quarentena a partir de hoje. As 72 horas contam para trás do embarque em São Paulo.

LUCIANA DE SOUZA NUNES

Oi Boia...que ótimo...

Boia o Canada aceita a Pfizer, Astrazeneca, Jansen e Moderna...olha eu tenho as 2 doses da Astrazeneca...e se por acaso tiver de fato uma terceira dose de reforço e fizer a da Pfizer como fica? Pelo que vi no site do governo tem que ter as duas doses das vacinas aceitas ou uma combinação delas...
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Problema nenhum. O Canadá inclusive vacina com a combinação AstraZeneca + Pfizer.

LUCIANA DE SOUZA NUNES

Muito obrigada
Abração

Mônica Bittencourt

Boa noite! Tudo bem? Alguma novidade quanto a liberação dos vacinados com a Coronavac na França?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Infelizmente, não.

Orlando
OrlandoPermalinkResponder

Posso trocar de voo na França com Coronavac? Não é conexão, é um novo voo que preciso fazer check-in. Reservas diferentes, cias aéreas diferentes. Chego e saio por CDG.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Orlando! Veja com a cia. aérea que vai levar você para França. Eu acredito que para dar certo o voo de conexão precisa estar no mesmo bilhete.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Boa tarde!
Vocês sabem está a questão da entrada de crianças em Portugal? Elas precisam fazer o exame a partir de que idade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Crianças até 11 anos não precisam fazer teste. Obrigada por perguntar, acrescentamos agora no texto.

louise w freshel

Para entrar na França, é possível ir via Espanha ou Suiça?
Estou vacinada com Coronavac e tenho passaporte alemão.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Louise! Talvez a sua nacionalidade alemã permita a sua entrada, verifique com o consulado francês ou um agente de viagem que esteja acostumado a enviar passageiros para a Europa.

Se você entrasse com passaporte brasileiro, teria que ficar 15 dias na Espanha ou na Suíça antes de seguir viagem, disso tenho certeza. Mas não estamos tão versados nas regras para viajantes europeus, desculpe.

Raphael S Salgado

Para a Holanda, não entendi. Como está a aceitação? Eu tomei a AstraZeneca da Fiocruz, e não entendi onde aceitam essa e onde não aceitam na Europa...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! Não incluímos a Holanda ainda na lista porque brasileiros precisam fazer quarentena de 15 dias ao chegar. Mas quando formos aceitos sem quarentena, a Holanda aceita todas as vacinas aprovadas pela OMS.

Eduardo Kohn
Eduardo KohnPermalinkResponder

Como fica a questão dos seguros de viagem? Ainda que vacinado, se adoecer de COVID o seguro cobre?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! A maioria traz uma cobertura pequena. Para uma cobertura mais ampla, incluindo despesas de hospedagem, é preciso comprar uma cobertura extra.

GILSON WAKSMAN

Olá....hoje o governo suíço disse que a partir de 13/9 só será permitido a entrada em restaurantes e museus se tiver o certificado de vacina europeu, não vale coronavac. Sou vacinado pela sinovac e já tive covid ano passado. Comprei passagens, hotéis e passe de trem para duas semanas de 04 a 18/10....terei de fazer testes PCR a cada 03 dias a 150 euros cada ??? para frequentar museus e restaurantes???isto pode mudar...?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilson! O Turismo da Suíça no Brasil disse que uma solução mais simples para não-europeus está na pauta. O problema imediato não é só com a Coronavac, é com certificados emitidos fora da Europa, para controle dos estabelecimentos. Brasileiros vacinados com Pfizer ou AstraZeneca também estão sujeitos às mesmas regras que afetam você. Vamos ver como a situação vai se acomodar.

Atualização: turistas vão poder fazer testes de antígeno gratuitos em locais indicados pelo governo suíço.

Daniele Sant Ana

Você sabe dizer se pra fazer apenas conexão em Portugal indo Pra Espanha precisa de teste PCR ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! Informe-se com a cia. aérea. Acredito que exijam para embarcar, sim.

Aleksander Campos

Boa tarde!
Em Portugal está ocorrendo a mesma situação da Suiça? Digo em relação a ter que fazer testes a cada 24h, dependendo do teste. Parece que tb não aceitam o certificado do ConecSUS.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aleksander! Em Portugal é preciso apresentar teste para fazer check-in em hotel (você pode usar o mesmo exame com que embarcou) e para entrar em áreas fechadas em restaurantes no fim de semana. É possível fazer testes rápidos na entrada dos estabelecimentos.

Laís
LaísPermalinkResponder

Pessoal, vocês sabem como está a situação para Austria e Eslovenia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laís!

Na Áustria você só entra depois de estar 10 dias fora do Brasil. Há outras exigências de teste.

A Eslovênia aparentemente aceita brasileiros completamente vacinados com qualquer uma das nossas vacinas, incluindo Coronavac, há pelo menos 14 dias. Mas ainda precisamos confirmar essa informação.

Léa Pfiffer
Léa PfifferPermalinkResponder

Olá aproveitando que estão falando da Àustria eu queria checar se lá também é necessário para entrar em restaurantes, teatros, etc apresentar um passaporte de vacinação e se o Conetc SUS é aceito,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Léa! A Áustria está fechada para brasileiros, vacinados ou não.

Léa Pfiffer
Léa PfifferPermalinkResponder

Eu estava pensando em passar dez dias ( ou 14) em outro país europeu antes de entrar na Áustria. Pelo que li na resposta anterior era uma possibilidade.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Léa! Aí sim. Não sabemos como estão os requisitos para visitar pontos turísticos, estamos focados nos países abertos a brasileiros, desculpe.

Pedro Lorenzon

Olá Boia. Quase enlouquecendo aqui. Desde março 2020, adiei 3x voo TAP Recife - Munique com 5 dias de stop over em Portugal, além de 6 noites em 2 hotéis (Munique - Garmisch..) mesmo com tarifa não reembolsável da Booking. Problema é que tomamos Coronavac. Proxima partida 02-11-21. Não sei se consigo a mesma gentileza dos alemães, agora com fronteiras abertas. R$20K em valor corrigido.? Se não der, que acha de trocar Alemanha por Suíça? (talvez Zurich, Interlaken. Já fomos a Luzern e Lausanne). Ansiosos para ver neve 1a vez...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! É uma boa saída se a Alemanha não aprovar a Coronavac até lá.

Sabrina Andressa

Boia ou Ricardo. Tudo bem?
Estou com uma baita dúvida que não me deixa dormir.
Já tomei a segunda dose da vacina há quase um mês e ainda não conta no App Conectsus. Apenas consta a primeira dose. Já abri chamados na ouvidoria de diversos órgãos de saúde responsáveis .
Eu consegui um certificado de vacinação pelo site do Poupatempo em inglês, mandei e-mail pra embaixada e disseram que aceitam na imigração.
Mas tenho medo de a cia aérea ou quem sabe a própria imigração não aceitarem por não ser o Conect sus. Esse meu certificado contém todas as informações necessários e QRcode. A cia aerea Aireuropa não entende nenhuma ligação nem responde aos e-mails. Já viram algum caso assim? Meu certificado emitido pelo estado de SP é válido ? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Se você mora na cidade de onde sai o voo, dê uma passadinha no aeroporto num dia de saída do voo e confirme com o pessoal do check-in se esse certificado é aceito.

(Note que não têm aparecido casos de pessoas que foram barradas por causa do certificado.)

Sabrina Andressa

Obrigada, querida . Tinha pensado em ir mesmo verificar. Agora com seu conselho eu irei com certeza. ☺️

LUCIANA DE SOUZA NUNES

Oi Boia...

Sigo com uma dúvida quanto ao Canadá ..A partir se 07/09/2021 se está vacinado com as 2 doses , sem sintomas, teste negativo, com o Arrivecan está dispensado da quarentena..

Vi informações recentes de que mesmo qye cumpra como turista todos os requisitos acima ainda teria que ter um PLANO DE QUARENTENA, mesmo que não use.... e que esse plano deve contar onde vai ficar e como vai chegar lá, a questão da alimentação, do apoio médico, etc...

Boia acho que essa informação é equivocada pois como um turista vai apresentar esse plano? Vai apresentar o que, reserva de um hotel por 14 dias, ..acho que esse plano não se aplica ao turista que cumpra os requisitos que estão no post

Olha o que diz no site do governo canadense:

Steps to follow for your trip
To qualify for the fully vaccinated traveller exemption, you must also follow these requirements:

1. Pre-entry test result
2. Quarantine plan in case you don’t qualify for the exemption
3. Upload proof of vaccination in ArriveCAN
4. Checklist of what to have ready at the border
5. Arrival tests - randomized testing and exemptions

Poderia me ajudar?

Obrigada

Abração Lu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Se você é vacinada há mais de 14 dias com uma das vacinas aprovadas pelo Canadá, você está isenta da quarentena. O plano de quarentena é para quem não está isento dele.

LUCIANA DE SOUZA NUNES

Oi Boia... então não precisaria, mesmo que não utilize, Apresentar esse plano de quarentena, certo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Pelo que eu entendi, não.

Elis M.
Elis M.PermalinkResponder

Bóia, uma pergunta boba, mas que tem me causado duvidas. A antecedência do teste PCR para viajar significa que: se fiz na segunda, só posso viajar quinta (nem antes e nem depois), isso nesmo? Independentemente do dia que sair o resultado (óbvio que precisa ser antes da viagem).
Agradeço desde já smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elis! Pode viajar até no mesmo dia, se for um RT-PCR expresso. O que os países e cias. aéreas exigem é que não seja feito há mais de 72 horas do embarque.

Luiz Alberto Chaves

Olá Boia, somos um casal de brasileiros vacinados com duas doses de Astra Zeneca. Estamos no México há 30 dias. Para entrar de volta no Brasil, temos que apresentar o PCR? Com que prazo? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! O exame precisa ser feito no máximo 72 horas antes de voo.

Mirian Madeiris

É possível antecipar a segunda dose da vacina Pfizer já que tenho uma passagem para Paris, dia 03/10/21? Já tomei a primeira dose e a segunda estava prevista para dia 20/10.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirian! Só se o seu estado estiver com essa política. Antecipar por motivo de viagem não é possível.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Bom dia! Por favor, meus pais tomaram coronavac e queremos ir para França em dezembro, se eles ficarem 10 dias entre Portugal e Espanha, podem depois entrar na França? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Seriam 14 dias. Mas ekes não conseguiriam emitir o passe sanitário francês, a não ser que fizessem testes a cada 72 horas.

Diego D S
Diego D SPermalinkResponder

Olá!
Boa tarde!
Vcs poderiam me tirar uma dúvida...
A Espanha, que está aceitando brasileiros vacinados, aceita pessoas vacinadas com uma dose de astrazenica e uma de pfizer? Pq no meu estado acabou a astrazenica e estamos tomando segunda dose de pfizer.
E os outros países europeus q aceitam brasileiros, entendem q a combinação de doses vale para a entrada?
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Esta combinação está senfo usada na Europa tambêm.

Gabriel bertolin

Boa tarde! Você sabe se todos os países da Europa que aceitam a covishield, tbm aceitam combinação Covishield + pfizer.?
Ou tem alguma lista de países que não aceitam combinação. Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Esta combinação está sendo usada na Europa também.

amancio gaiolli filho

Boa tarde
Tomei duas doses da coronavac e agora irei tomar uma de reforço da pfizer
Poderei viajar para afrança em Janeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amancio! Vamos aguardar para ver se as regras mudam. Pelas regras atuais, não.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá!
Vou à Paris, via Lisboa.
Preciso do PCR para chegar em Lisboa, ok.
Mas na volta (terei ficado 5 dias em Paris), preciso fazer o PCR novamente pra entrar em Lisboa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Acredito que sim. Confirme com a cia. aérea.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá Boia ,

Voces acham arriscado marcar passagens para Argentina , Chile e Uruguai para fevereiro de 2022 ? Já estaremos com as duas doses da AstraZeneca

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! O Uruguai anunciou a reabertura das fronteiras para vacinados em novembro. Não temos ainda como saber quando Argentina e Chile abrirão. Qualquer compra de passagem internacional é um investimento de risco. Lembre-se que, pelas regras da pandemia, as cias. aéreas têm 12 meses para fazer o reembolso de viagens canceladas, depois da solicitação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar