Chile segue com fronteiras fechadas para estrangeiros

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Reabertura de fronteiras do Chile: geysers do Atacama

Geysers no Atacama

Atualização: 13 de julho de 2021

Viagens ao Chile suspensas

O fechamento das fronteiras chilenas para estrangeiros segue em vigor. Neste período, apenas chilenos e residentes no Chile poderão viajar ao país. Conexões no Chile são permitidas, mas você não poderá sair da área de trânsito internacional do aeroporto.

Mesmo os que puderem viajar terão que se submeter às regras de chegada de viajantes provenientes do Brasil.

Além de teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, o viajante é encaminhado a uma 'residência sanitária', local designado pelo governo chileno para isolamento de pessoas com Covid assintomáticas ou que não requeiram hospitalização.

O viajante proveniente do Brasil deve ficar na residência sanitária por pelo menos 72 horas. Neste local vai fazer um novo teste PCR.

Caso o PCR dê positivo, o viajante completará sua quarentena na própria residência sanitária.

Se o resultado der negativo, poderá ir para seu destino (hotel ou residência) onde continuará fazendo sua quarentena estrita epor mais 10 dias, monitorado pelas autoridades.

Desde 20 de março, os custos do transporte do aeroporto até a residência sanitária, da estada na residência sanitária e do teste PCR inicial são pagos pelo visitante, antes mesmo do embarque.

Além do PCR e da quarentena ao chegar, para entrar no Chile é necessário:

  • Preencher uma declaração jurada de condição de saúde disponível aqui
  • Fazer um seguro-saúde que inclua Covid e cubra 30.000 dólares em despesas

Enquanto durar a pandemia, não planeje viagens ao Chile para fazer turismo. O país tem um controle bastante sério da propagação do vírus, e a todo momento tem decretado regressões de fase e mesmo a volta de quarentena em determinadas regiões. É um constante abre-fecha que impede qualquer programação de viagem, mesmo de quem se disponha a fazer a quarentena oficial.

Veja no site oficial do governo chileno:

Leia mais:

431 comentários

Luiz
LuizPermalinkResponder

Minha sogra é chilena mora no Brasil já há alguns anos, e precisa retornar ao Chile de forma definitiva, porém quando vai preencher a declaração jurada de condição de saúde pedem o número do CI, seguindo todos passos identificando o número do RUN, e em seguida pedem o CI mas não sabemos qual é esse número, podem me orientar a respeito?
Se é o msm número do RUN...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Desculpe, não temos essas informações. Somos um blog de viagem, apenas, nosso escopo é somente o turismo, não temos tempo nem equipe para destrinchar esses aspectos de imigração.

Sua sogra deve ter algum contato que frequente um grupo de expatriados. O consulado também deveria ajudar.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Luiz, a sua sogra deve estar preenchendo errado o formulário. Basta no campo "documento de viaje" selecionar RUN e sempre utilizar esse documento, que é o mesmo que o RUT.
CI deve ser para estrangeiros, que hoje estão impedidos de entrar no Chile, exceto com autorizações especiais de algum consulado chileno.
Lembrando que ela tem que chegar ao Chile com PCR realizado a menos de 72 horas da saída do voo. Se é vacinada, pode fazer a quarentena de sete dias em algum domicilio particular, junto com todos os ocupantes da residência. Deve convalidar seu comprovante de vacinação brasileiro no Chile e conseguir seu "Pase de Movilidad" em www.mevacuno.gob.cl .
Se não é vacinada, terá que pagar e fazer a quarentena de sete dias em uma residência sanitária.
Provavelmente durante o mês o Chile deve flexibilizar levemente essas exigências.

HUMBERTO
HUMBERTOPermalinkResponder

boa noite. Naftali ela tambem tera que fazer o seguro viagem com cobertura de 30 mil dolares USD,ou ter cobertura em algum plano de saude chilena sim ou não

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Humberto. Os chilenos ou residentes estrangeiros não precisam fazer seguro para voltar ao Chile.

André Campos Prates

Tenho um voo do Brasil para o Peru com conexão em Santiago. O tempo entre os voos é de 12hs e 45 minutos. Posso ficar esse tempo todo na área de trânsito internacional do Aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Sim, não há alternativa inclusive.

SOIBERNE CINE
SOIBERNE CINEPermalinkResponder

Boa tarde por favor eu quer sabe quando fronteiras chile vai abrir para Brasil chile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soiberne! Não há como saber.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Pois é, não dá para saber. Mas segundo as últimas declarações do Ministro de Saúde chileno, em outubro o Chile abriria para vacinados, com PCR e cinco dias de quarentena. E não apenas o aeroporto de Santiago, mas também as fronteiras terrestres.
Mas nada é garantido, infelizmente.

Patricia Giordano

Queria saber se Chilenos podem visitar Brasil na pandemia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! O Brasil recebe qualquer visitante estrangeiro que apresente teste PCR negativo no embarque. O Chile é que tem regras para a viagem de chilenos ao exterior. Não estamos acompanhando os detalhes, mas quem está no Chile sabe onde conseguir a informação mais atual.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Patricia, a resposta é sim, porém somente chilenos ou residentes com vacinação completa podem viajar fora do Chile, e para voltar atualmente necessitam PCR e quarentena de sete dias, que pode ser no domícilio (para todos os ocupantes).

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Tenho duas passagens para o Chile (Santiago) em dezembro, será que até lá ainda terá quarentena? tem alguma previsão para turismo em dezembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Conforme estamos respondendo há meses, infelizmente não há previsão. Quando houver previsão, acrescentaremos ao texto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar