Trem de Londres a Amsterdã agora é direto nas duas direções

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Londres Amsterdã trem direto

Quando foi lançada, em abril de 2018, a rota do trem de alta velocidade Eurostar entre Londres e Amsterdã só era direta no trajeto do Reino Unido ao continente. No sentido oposto, era preciso trocar de trens em Bruxelas.

A razão disso era a passagem pela Imigração.

O Espaço Schengen (associação de países europeus que aboliram as fronteiras internas) sempre manteve um posto avançado de imigração na estação St. Pancras, em Londres.

Para a imigração antecipada ser possível também na Holanda, o Reino Unido precisava montar postos avançados nas estações centrais de Amsterdã e Roterdã. (Nos outros pontos de embarque do Eurostar no continente -- Bruxelas, Lille e Paris -- esse posto já existia.)

A burocracia diplomática da União Europeia levou mais de dois anos para que a graça da imigração britânica em território holandês fosse alcançada.

Finalmente, desde 26 de outubro de 2020, a rota é direta nos dois sentidos. De Londres para Amsterdã ou de Amsterdã para Londres você vai levar 4 horas e 9 minutos.

Quem o blog sabe: uma viagem de 4 horas de trem, do centro de uma cidade a outra, pode ser mais rápida do que uma viagem de 1 hora de avião -- quando você vai gastar tempo de deslocamento entre as cidades e os aeroportos, vai ter que se apresentar para embarque com antecedência e ainda perder tempo esperando a bagagem na esteira.

Ao comparar preços de passagens aéreas e trem, inclua sempre o custo do deslocamento entre as cidades e os aeroportos. E não se esqueça de comprar com antecedência, entre 60 e 90 dias, para conseguir tarifas descontadas no trem. Para horários e preços, use o site Thetrainline.com.

Leia mais:

1 comentário

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Observação importante: não há embarque no aeroporto Schiphol no sentido London, mas há desembarque (uma vez normalizada operação) em Schiphol no sentido Amsterdam.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Atenção: Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 23 de novembro.
Cancelar