Pernambuco reabre Fernando de Noronha: no começo, só para quem já teve Covid

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

reabertura Fernando de Noronha

Reabertura de Fernando de Noronha

Atenção! A partir de 10 de outubro, os protocolos mudam!

A partir de 10 outubro, as condições para entrada em Noronha serão diferentes.

Veja os detalhes neste post:

Fernando de Noronha reabre dia 10 de outubro para visitantes com PCR negativo para covid

O Governo de Pernambuco anunciou na tarde de 27 de agosto a reabertura de Fernando de Noronha para o turismo a partir de 1º de setembro.

A fórmula encontrada para não levar risco à ilha é inédita: nesta primeira fase, apenas visitantes que já tiveram Covid-19 e estão curados poderão embarcar.

Ao fazer o pagamento da taxa de preservação ambiental (TPA) será preciso anexar o resultado positivo de um desses dois testes:

  • Teste sorológico com IgG positivo (realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio) com menos de 90 dias da data de embarque
  • Teste RT-PCR positivo (feito com swab de nariz e garganta) há mais de 20 dias da data de embarque

Testes rápidos não serão aceitos.

O pagamento da TPA e o envio do teste deverão ser feitos pelo menos 72 horas antes do embarque pelo site SouNoronha.com, que ainda não entrou no ar.

Reabertura de Noronha

Material de divulgação oficial de Fernando de Noronha

Reabertura de Fernando de Noronha: e os voos?

Por enquanto só há vôos comerciais programados para Fernando de Noronha em outubro. A Gol já vende vôos Recife-Fernando de Noronha no seu site a partir de 2 de outubro, às quartas, sextas, sábados e domingos.

E quem ainda não teve Covid?

A abertura do turismo apenas para quem já se curou de Covid foi uma saída estratégica para possibilitar alguma retomada sem pôr a ilha em risco.

Há uma proposta mirabolante elaborada pela comunidade noronhense que prevê a exigência de dois testes para visitantes que não tiveram Covid-19: um antes do embarque e outro ao chegar na ilha. O visitante teria que fazer isolamento numa pousada até sair o resultado do segundo teste. Seria também exigido um (milionário?) seguro-viagem com direito a resgate aéreo à cidade de origem do visitante em caso de positivo no segundo teste.

É bastante difícil que esta proposta (detalhada neste post) vire realidade. O mais provável é que, depois que a ilha reabrir, se a pandemia arrefecer no país, seja exigido apenas um teste PCR negativo antes do embarque.

E já existe um evento que provavelmente inaugure essa segunda fase da reabertura: a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha.

Anunciada regata para outubro

Na mesma coletiva o governo pernambucano anunciou a realização da 32ª Refeno, a tradicional Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Seria em outubro, em datas ainda não definidas.

Também não foi definido o protocolo de segurança para os participantes. Como é improvável realizar uma regata apenas com velejadores que já tenham tido Covid, eu aposto que este será o momento em que o nível de exigência para entrada em Noronha vai baixar.

Vamos acompanhar.

11 comentários

Solange Pereira de Menezes

A Gol já cancelou nossos vôos de 10 a 17/09 (comprados em outubro de 2019). Ofereceu remarcação para novembro, mas não sei se poderemos atender as exigências na época. Disseram que não teremos direito a outra remarcação sem ònus, caso o impedimento seja nosso. A pousada já está 50% paga. Você arriscaria remarcar para novembro ou deixaria para agosto/21?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! A gente aposta que até lá a ilha baixe a exigência, tipo passe a requerer apenas o PCR negativo. Mas é só uma aposta, não dá para garantir nada. O governo pernambucano tem sido bastante caxias -- para você ter uma idéia, as barracas de praia de Porto de Galinhas ainda não podem funcionar.

O mais seguro é remarcar para o ano que vem, mesmo. Agosto é o mês ideal para visitar Noronha, tempo bom, ilha verde depois da temporada de chuvas e mar piscininha.

Bruno Grinberg

Olá A Boia,
Existe alguma definição sobre as fases de reabertura?
Tenho viagem marcada para 29/10.
Agradeço a orientação e ajuda.

Att
Bruno Grinberg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Infelizmente não existe ainda uma programação. Os empresários de Fernando de Noronha estão pressionando o governo do Estado. A gente está acompanhando e qualquer novidade faremos um post e/ou atualizaremos o verbete Noronha no post que acompanha as reaberturas pelo país:

https://www.viajenaviagem.com/2020/09/viagens-brasil-o-que-esta-aberto/#abre-noronha

Você pode também acompanhar o blog Viver Noronha, do G1, que é escrito por uma jornalista que mora na ilha, a Ana Clara Marinho:

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/

Raphaela
RaphaelaPermalinkResponder

Bom dia! Pelo site oficial, a 32a REFENO foi cancelada ??
https://www.refeno.com.br/noticia.php?id=472

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Foi sim!

Raphaela
RaphaelaPermalinkResponder

Mal sinal né... estou com viagem para lá de 8 a 13/11 com voo pela azul ☹️

Deninho
DeninhoPermalinkResponder

Eu também estou apostando na abertura até Dezembro/20. Comprei passagem com um preço interessante pela Gol, de Sp e fiz uma reserva com cancelamento grátis!

E vi que o Nannai vai inaugurar o hotel/pousada deles em Fernandinoronha no começo de Dezembro! Um indicativo de maior abertura?

E se tudo der errado, reagendo ou cancelo, sem custos...

Acho que seria BEM razoável exigirem apenas o exame negativo, com uma antecedência de 7 dias, e manterem rigoroso o controle de uso de máscaras, etc... Infelizmente, é um risco que deve ser mitigado ao máximo para seguirmos minimamente em frente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deninho!

Abertura dia 10 de outubro, com novos protocolos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2020/09/reabertura-fernando-noronha-10-outubro/

Deninho
DeninhoPermalinkResponder

Rapaz, queria agradecer pela presteza e pela indicação daquele blog do G1! LOGO depois que eu escrevi esse comentário, entrei lá e tinha saído há 1h a notícia da reabertura!

E eu tinha comprado a passagem de manhã...Quando é pra dar certo, dá certo! haha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deninho! As condições mudaram ontem para quem chega a partir de 10 de outubro:

https://www.viajenaviagem.com/2020/09/reabertura-fernando-noronha-10-outubro/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar