Brasileiro pode viajar sem visto para o Canadá; veja como fazer seu eTA

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

isenção de visto canadense

Desde 1º de maio de 2017, brasileiros que tenham viajado ao Canadá nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano válido e desembarquem no Canadá por via aérea podem conseguir isenção de visto canadense. É preciso preencher o eTA (eletronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem) e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses, via cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA.

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Quando posso solicitar o eTA?

O quanto antes -- já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

Você pode solicitar o eTA:

  • Enquanto tiver um visto americano válido e se entrar no Canadá por via aérea

Ou

  • Se tiver obtido um visto canadense convencional nos últimos 10 anos e se entrar no Canadá por via aérea

Você vai precisar de um visto canadense convencional:

  • Se você não tiver um visto americano ainda válido, nem tiver obtido visto canadense nos últimos 10 anos
  • Se você chegar ao Canadá de carro, ônibus, trem ou navio

Dá para entrar no Canadá por via aérea com eTA, sair e voltar por terra?

  • Sim, dá. Se você entrar por via aérea com o eTA, sair do Canadá para dar um pulinho nos Estados Unidos e voltar por via terrestre ou marítima, poderá reentrar -- desde que esteja dentro da vigência da permanência concedida no momento da sua entrada com o eTA.
  • Ou seja: não é o eTA que permite que você entre no Canadá por via terrestre ou marítima. É o carimbo que você recebeu na entrada que autoriza essa reentrada.
  • Como a regra não é clara, durante muito tempo sustentamos a recomendação mais conservadora, de tirar o visto convencional caso uma volta por terra estivesse no programa. Mas o leitor Vitor Kawanishi conseguiu do consulado canadense

Uma resposta objetiva e sem margem de dúvida

  • "Informamos que o e-TA isenta o visitante da necessidade de apresentar visto, mas só pode ser utilizado na entrada no Canadá, por via aérea. Uma vez em território canadense, com o passaporte carimbado, é possível fazer uma viagem aos EUA e retornar ao Canadá, por via não aérea, apresentando o passaporte com o carimbo (não o e-TA), desde que dentro do tempo de estadia permitido para permanecer no Canadá, normalmente de até 6 meses ou até 1 mês antes da data de expiração do passaporte."
  • Obrigado, Vitor, pelo esclarecimento!

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, que na prática vai valer para dois países -- os Estados Unidos e o Canadá.

Leia mais:

665 comentários

Elizeu
ElizeuPermalinkResponder

Olá moro nos Estados Unidos e sou asilado eu posso visitar o Canadá ? Tenho meu social Security e estou no processo do green card eu consigo entrar via terrestre no Canadá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizeu! Aqui no Brasil não acompanhamos como está a questão das fronteiras entre Estados Unidos e Canadá na pandemia.

Mesmo se estiverem abertas, acredito que a única maneira de entrar com um passaporte brasileiro no Canadá é ou com visto de entrada (podendo entrar por via aérea ou terrestre) ou com eTA (somente por via aérea).

Isabella Rezende

Olá! Tudo bem? Tenho visto americano válido até 2024 em passaporte com nome de casada. No passaporte atual consta meu nome de solteira, pois me divorciei. Posso solicitar o e-TA para entrar no Canadá? Preciso de novo visto americano para ir aos EUA? Desde já agradeço. Abc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabella! Infelizmente troca de nome em passaporte dá muita dor de cabeça. Tente emitir seu eTA online para ver se dão. Ao viajar para os Estados Unidos conte em ter que explicar a sua situação em vários momentos da viagem. O consulado americano está fechado por causa da pandemia.

Catarina Lopes

Moro em Manaus como faço pra ir pra Canadá com o eTa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! As fronteiras do Canadá estão fechadas para brasileiros. Quando reabrirem, você poderá voar ao Canadá via Panamá ou São Paulo, saindo de Manaus. Precisará ter previamente o visto americano para solicitar o eTA.

Rosemeire Ignacio Gomes

Bom dia!
Por favor, gostaria de saber se intercambistas (período de 1ano) podem entrar no Canadá com o visto americano ou o eTA?
Obrigada!
Rose

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosemeire! Só entendemos de turismo aqui. Sua agência de intercâmbio dará a orientação correta.

Gabrielli Almeida

Tenho um passaporte brasileiro emitido em julho de 2017 (válido até 2027) e um ETA válido até agosto de 2022, quando tirei o ETA meu visto americano estava válido, porém o mesmo venceu em dezembro de 2020. Em 2021/2022 posso entrar no Canadá com o ETA mesmo com o visto americano vencido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabrielli! O visto americano é usado como referência pelo Canadá apenas no momento do pedido do eTA. O raciocínio é: os Estados Unidos já fizeram toda a investigação sobre o seu perfil e concederam o visto, então o Canadá vai de carona. A partir da emissão do eTA, o que manda é a validade do eTA. O visto americano não é mais referência no momento da sua entrada no Canadá.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Qual o site oficial ou o email do consulado canadense?

Ilka Lira Brito

Olá!!! Por gentileza, gostaria de uma informação sobre visto americano. Visitei o país em 2019, tenho um visto válido por 10 anos, correto? minha dúvida é sobre a categoria: TYPE CLASS B1/B2, pelo que pesquisei se trata de negócios e turismo, respectivamente, sendo o B1 marcado no carimbo do meu passaporte. Minha dúvida é: sendo o visto b1 negócios, há problema em retirar o eTA? Eu não entendi porque ele carimbou b1 se eu fui pela faculdade para estudar em outra faculdade filiada a minha nos EUA.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilka! Não tem problema nenhum.

Rosilene Santos

meu noivo é nativo do panama e mora no canada há 12 anos( é cidadao canadense), vamos nos casar final deste ano.Para ele entrar no Brasil é melhor passaporte canadense ou panamenho? e isso vai influenciar, se vamos casar no Brasil?
Eu Brasileira, casando no Brasil, é melhor ter um pssaporte panamenho para entrar no canada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosilene! Para seu noivo, tanto faz o passaporte para entrar no Brasil.

Para entrar no Canadá com passaporte brasileiro, antes de registrar o casamento por lá, você vai precisar de visto. Nâo sei se o passaporte panamenho entra sem visto, acredito que também não, mas veja com seu noivo.

leonardo
leonardoPermalinkResponder

Tenho eTA válido, mas fiquei ielgal nos eua por 3 anos, ou seja, já não possuo mais o visto americano, será que implica na minha entrada no canada como turista?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Até onde sabemos o visto americano só é necessário no momento da emissão do eTA. Depois não influencia mais.

jussara
jussaraPermalinkResponder

Sabe me dizer se ainda vale essa regra de q uem tiver visto americano entra no Canada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jussara! O eTA é apenas um substituto de visto de turismo. Nesse momento, porém, não basta ter um visto de turismo - apenas viagens por motivos excepcionais são autorizadas. E mesmo assim você precisaria fazer quarentena de 14 dias ao chegar.

almir
almirPermalinkResponder

não possuo o visto americano, mas desejo ir ao canada sem visitar os eua, apenas fazendo escala. preciso apenas do visto canadense?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Almir! Não existe área de trânsito internacional nos aeroportos dos Estados Unidos. Quem desembarca passa necessariamente pela imigração. Você precisa do visto americano para embarcar para os Estados Unidos.

Sarah Martins
Sarah MartinsPermalinkResponder

Estive nos Estados Unidos mas passei da minha permanência como turista. Consegui o eta consigo entrar no Canadá ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sarah! Se o seu ETA estiver válido, acredito que você entre. Mas não sei o que acontece se você estiver atualmente em situação ilegal nos Estados Unidos e tente atravessar para o Canadá.

Camila Rodrigues

Olá, tenho o visto americano e toda minha documentação com o nome de casada, mas sou divorciada há dois anos. Consigo tirar o eTA e entrar no país para turismo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Se os nomes do visto e do passaporte atual baterem, você tem chance. Se forem diferentes, acredito que não.

O eTA é um atalho que o governo canadense proporciona a quem tem a documentação certinha. Quem precisa contar história infelizmente precisa prdir visto convencional.

talita curti
talita curtiPermalinkResponder

Olá
Tenho dois passaportes, um vencido com o visto americano e outro novo, como faço na hora de preencher o eta sabe ? coloco os dados do visto americano e do passaporte válido certo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Talita! A validade do visto americano independe do passaporte. Informe o passaporte atual.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá!
Meu passaporte com visto canadense vencido (em 2017) e visto americano valido (até 2016) venceu no ano passado. Já emiti um novo, e como possuo os dois vistos citados anteriormente, me qualifico para pedir um eTA, mas estou na duvida se preciso utilizar o numero do passaporte vencido (que possui os vistos) ou o novo.. poderia me ajudar, por favor?
Super obrigada! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Você usa o passaporte novo e informa o número e a validade do visto que vai usar para requerer o eTA. No formulário pedirão as informações necessárias.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Tenho passaporte em NY isso pode dar problema ao tirar o eTA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Desculpe, não entendi sua pergunta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar