PRAIÔMETRO | Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

melhor-praia-brasil-sao-miguel-dos-milagres-alagoas

Pesquisa & infográficos | Mariana Amaral

Como aproveitar as melhores praias do Brasil e do Caribe na época certa? O melhor é saber antecipadamente se aquela praia linda do nordeste que você quer conhecer vai estar debaixo de chuva ou se vai estar te esperando ensolarada. Encontre aqui o histórico de chuvas em mais de 40 destinos de praia no Brasil e no Caribe.

Os gráficos estão montados em ordem decrescente de precipitação pluviométrica, que é o jargão meteorológico pra chuva. Até 50 mm no mês é garantia de férias secas. Até 100 mm, eventuais chuvas não incomodarão. Entre 100mm e 200mm, não dá para reclamar com São Pedro se chover um pouco. Acima de 200 mm? Eu escolheria outra praia. Sempre tem alguma com tempo seco!

Fique atento, porém, às pegadinhas de cada mês, em que eu explico alguns detalhes que não aparecem nos gráficos.

Bom proveito!

Praia sem chuva em Janeiro

melhor-praia-brasil-caribe-janeiro

JANEIRO: Nordeste e Caribe estão igualmente recomendáveis nesta época. Chove na Rio-Santos e Santa Catarina é uma loteria.

Pegadinhas: tem ondas em Noronha; o mar não está calminho como nos postais. No Caribe espere noites fresquinhas e água um pouco fria. Pode fazer frio em Miami. Note que o Ceará já está tão úmido quanto a Bahia -- não dá mais para ter certeza daqueles dias 100% ensolarados do segundo semestre.

Praia sem chuva em Fevereiro

melhor-praia-brasil-caribe-fevereiro

FEVEREIRO: situação bastante parecida com janeiro; mas já aumenta um pouco a precipitação no Nordeste inteiro. O Ceará entra na época chuvosa.

PEGADINHAS: as mesmas de janeiro. Ondas em Fernando de Noronha, possibilidade de frio em Miami, água mais para fria no Caribe.

Praia sem chuva em Março

melhor-praia-brasil-caribe-marco

MARÇO: Caribe sequíssimo, Nordeste se encaminhando para a estação das chuvas (Ceará superando Ubatuba no posto de mais chuvoso). O Rio de Janeiro tem o mês mais seco do verão.

PEGADINHAS: quanto mais para o fim do mês, mais interessante fica a aposta em Santa Catarina -- o tempo normalmente vai firmando, e o clima ainda está quente.

Praia sem chuva em Abril

melhor-praia-brasil-caribe-abril

ABRIL: Ah, o outono! No Brasil o outono significa (1) inverno no Nordeste e (2) veranico no Sudeste e em Santa Catarina. Época de fazer a Rio-Santos, aproveitar o litoral catarinense sem chuva nem engarrafamento. O Caribe continua em forma.

PEGADINHA: deixe para ir ao Caribe depois da Páscoa, quando encerra a alta temporada e os preços caem.

Praia sem chuva em Maio

melhor-praia-brasil-caribe-maio

MAIO: Caribe, Santa Catarina e Rio finalmente dão as boas-vindas às praias da Rio-Santos no rol das sequinhas. O Nordeste pode estar debaixo d'água; fique pelo sul da Bahia (que tem a fama, injustíssima, de ser chuvoso nessa época!)

PEGADINHAS: já pode esfriar em Santa Catarina. Punta del Este começou a hibernar definitivamente depois da Páscoa e assim permanecerá até o Natal. Punta Cana tem mais chuvas do que o normal.

Praia sem chuva em Junho

melhor-praia-brasil-caribe-junho

JUNHO: situação mais ou menos inalterada desde maio. Note que o Ceará deixa a zona da trovoada e se encaminha para o seu verão. No Caribe, San Andrés e Bahamas já ultrapassam a barreira dos 200mm.

PEGADINHA: já está frio no Sul, gelado em Punta del Este. Em Punta Cana, a chuva de junho costuma se concentrar no início do mês.

Praia sem chuva em Julho

melhor-praia-brasil-caribe-julho

JULHO: as férias do meio do ano serão mais secas no Caribe do que no Nordeste -- a não ser que você vá para o Ceará, onde o verão já começou.

PEGADINHAS: não pense em pegar praia no Sul ou em Punta del Este; por mais firme que o tempo esteja, não vai dar. No eixo Rio-São Paulo, o mar vai estar frio e os dias, debaixo do sol, agradáveis. Mas se aparecer uma frente fria, vai ser fria de verdade (e não apenas chuvosa). Oficialmente, já é temporada de furacão no Caribe, mas os primeiros a visitar a região só aparecem mesmo em agosto.

Praia sem chuva em Agosto

melhor-praia-brasil-caribe-agosto

AGOSTO: o Ceará inicia seus meses sequississíssimos, e o Nordeste começa a sair da zona de trovoadas. Fernando de Noronha inicia a dupla de meses perfeitos, com tempo seco e mar flat. O sul da Bahia continua interessante (notou que as chuvas são bem distribuídas o ano inteiro por lá?). No Caribe, prefira os destinos sem risco de furacão: Aruba, Los Roques, Curaçao, Barbados.

PEGADINHA: não conte com praia no Sul e em Punta del Este; os destinos rajadinhos são os que têm risco de furacão.

Praia sem chuva em Setembro

melhor-praia-brasil-caribe-janeiro

SETEMBRO: O Caribe entra na sua estação mais chuvosa, e ainda por cima com risco de furacão (nos destinos rajadinhos). Noronha está no cúmulo dos píncaros do auge. O Nordeste vai entrando inteiro no verão. A primavera do Rio é mais seca do que a de São Paulo.

PEGADINHA: ainda não conte com entrar n'água em Santa Catarina.

Praia sem chuva em Outubro

melhor-praia-brasil-caribe-outubro

OUTUBRO: o Nordeste vai tomando seu posto de melhor destino brasileiro de praia no verão -- enquanto o Caribe vive seus dias mais chuvosos (e ainda dentro da temporada de furacões, nos destinos rajadinhos).

PEGADINHA: Punta del Este? espere até o Natal.

Praia sem chuva em Novembro

melhor-praia-brasil-caribe-novembro

NOVEMBRO: já pro Nordeste! O Caribe também começa a ver a chuva arrefecer (mas tecnicamente ainda é época de furacão nos rajadinhos).

PEGADINHA: neste mês a chuva em Angra acompanha a do Rio, não a de Paraty (me surpreendi).

Praia sem chuva em Dezembro

melhor-praia-brasil-caribe-dezembro

DEZEMBRO: excelente para Nordeste e Caribe; o Sudeste se encaminha para o padrão mais chuvosinho do verão (Rio-Santos já dá sinais daquele Réveillon molhado).

PEGADINHA: no Caribe as noites vão estar agradáveis mas a água estará mais para a friazinha.

Fontes: World Meteorological Organization (Cancún, San Andrés, Cidade do Panamá, Grand Cayman),Weather.com (Punta Cana, St. Maarten, Curaçao, Cartagena, Nassau, Miami, Barbados, Punta del Este), The Weather Network (Varadero), World Weather Travellers Guide (Aruba), World Weather Online (Los Roques, Turks & Caicos), Jornal do Tempo (Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Praia do Forte, Salvador, Maraú, Itacaré, Porto Seguro, Prado, Itaúnas, Vitória, Búzios, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, São Sebastião, Ilha do Mel, Balneário Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Torres, Fernando de Noronha)

Leia mais:

Onde pegar praia, mês a mês

176 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Diogenes Resende
Diogenes ResendePermalink

sem explicação esse site! parabéns demais pelo trabalho, mais mastigado impossivel

Nivia
NiviaPermalink

Muito bom!!! Tomara que eu não pegue um rajadinho em Cancún....

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Serviço público!

Mauro Takemura
Mauro TakemuraPermalink

Sempre surpreendendo. Parabéns!!!!

Anna Francisca
Anna FranciscaPermalink

Parabéns! Serviço de extrema utilidade para os loucos por uma praia.

Liliana
LilianaPermalink

Para favoritar! Excelente post!!!

Alexandre Costa
Alexandre CostaPermalink

Post pra guardar nos favoritos! Parabéns!

Marília Marconi
Marília MarconiPermalink

Alguém já criou a novena pra São Riq das Férias Perfeitas? grin

Sylvia
SylviaPermalink

Luuuxo só !!!

Aline F
Aline FPermalink

Conclusão: Los Roques é perfeito o ano todo.

Marcelo Lemos - Across The Universe

S E N S A C I O N A L esse post! Já está favoritado e vou usá-lo toda vez que eu alguém me perguntar se tal época é uma época boa para ir a Los Roques. wink
Parabéns aos envolvidos nesta obra de arte em forma de post grin

Cristiana
CristianaPermalink

Olha que nem sou muito de praia... Mas o post está excelente! E, permitam-me adicionar, IMPRESSIONANTE. Não sei como alguém ousa viajar sem passar por aqui. Parabéns.

Lívia
LíviaPermalink

Pooooxa, parabéns mil vezes! Excelente post!

Georgia
GeorgiaPermalink

Trabalho digno de Oscar!!!

Paula
PaulaPermalink

Um dos posts mais interessantes e uteis ate agora, pelo menos para mim! smile
Super parabens a todos da equipe, principalmente Marianna.
Post perfeito!

A. L.
A. L.Permalink

Muito boa a compilação!

Tendo meteorologia como semi-hobby, só faço dois pequenos acréscimos:

- além do total de chuvas, vale a pena checar (quando disnponível) a medida de "horas de sol por dia" (sunlight) e "dias com chuva" (precipitation days). Essa estatística é bem fácil achar para o Caribe, mas não vejo compilada para destinos brasileiros, não.

- no Caribe, apesar do rico de furacões, há um efeito interessante: as tempestades tropicais em geral "viajam" rápido e tem um efeito de "sugar" todas as nuvens ao seu redor, em termos leigos. Ou seja: se vc der o azar de estar na rota de uma tempestade ou furacão leve (desses que não causam danos), os dias que antecedem ou sucedem um desses, costumam ser bem límpidos, ensolarados e quentes.

alefrangel
alefrangelPermalink

A.L., qual site que conseguimos estas informações de "horas de sol por dia” e “dias com chuva” para o caribe? No wheather.com não achei.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alê! Para o Caribe, oriente-se por essa tabela; o nível de chuva em balneários estabelecidos indica a quantidade de sol que você vai pegar. Mas se quiser ir atrás, pesquise em sites como AccuWeather e Wunderground.

Hugo
HugoPermalink

Um post de utilidade pública. Vou salvar nos Favoritos.

Silvia
SilviaPermalink

"Favoritado" e curtido. Indispensável. Como será que vivi todos estes anos sem consultar este oráculo? Obrigado por facilitar nosso vida viajante...

Tania Janin
Tania JaninPermalink

Espetáculo!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalink

Sensacional!

Rachel
RachelPermalink

Veio no momento certo pra mim! Obrigada!!! Só fiquei com um dúvida pequena, quando está lilás o que significa?

Rachel
RachelPermalink

Já entendi! O lilás é Caribe!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

AMEI!!!!
E não pude deixar de pensar: "Quer que desenhe?" smile

Proxima Trip - Erika
Proxima Trip - ErikaPermalink

Gostei muito! Didático e muito útil! smile

Maicon
MaiconPermalink

Oi, gostei muito do post, parabéns. Gostaria de saber se dá pra arriscar uma viagem pra Cayo Largo agora em novembro... a água é friazinha? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maicon! Mesmo no inverno é menos fria do que no Rio ou em Santa Catarina.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Muito muito bom!
Mas pooooxa falta tanto pra Paraty ficar sem chuvas...

Camila Torres - Colecionando Imãs

GENIAL ! Um dos melhores posts da história do VnV. Agora a Bóia vai ter um super link para as perguntas: "Essa época é boa pra ir pra..."?

Época de mega promo das companias aéreas ele vai ser super útil, quando a gente tem q decidir pra onde vai em 5 minutos.

Mil parabéns pra equipe !

Leonardo Marzullo
Leonardo MarzulloPermalink

Muiiito bom!! Parabéns pra todos!!

Cristiane Alves
Cristiane AlvesPermalink

Uau!!! Que legal!!! Parabéns!...

Érika Marques - Outros Ares

AMEI!!! Principalmente eu que sou apaixonada por destinos praianos!!! Parabéns pelo excelente trabalho!!! smile

Amélia
AméliaPermalink

Oqueéisso!!!!!!Superação total!!!!Só que ficou a constatação: vou trocar a casa de Ubatuba por passagens de 3/3 meses para los Roques.....

A. L.
A. L.Permalink

Infelizmente o litoral brasileiro entre Laguna e Saquarema tem excelentes paisagens mas um clima que não combina de jeito nenhum com a agenda típica da família brasileira (férias entre Natal e fevereiro, e outras em julho).

Eliane Crema
Eliane CremaPermalink

Muito bom!!!!!!! Será meu parâmetro quando decidir ir pra praia!!!!

Livia Mochileira
Livia MochileiraPermalink

SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Loanda
LoandaPermalink

Excelente, é por isso que não deixo de ver o VnV nem um dia.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Gente, que coisa linda! Adorei....

Guta
GutaPermalink

Isso ficou demaisss!!! Parabens para todo mundo que fez! Favoritado para todo sempre!! grin

Sonia Pompermaier
Sonia PompermaierPermalink

Inacreditável!! Quando a gente pensa que já viu tudo vocês reinventam !!!
Amo este site!!! Super Parabens!! Que bom que a Mariana e da equipe agora!! Idéias geniais a do Ibis e esta!

Beatriz Corte
Beatriz CortePermalink

Parabéns pelo trabalho!!! MAravilha!!!!

Livia Mochileira
Livia MochileiraPermalink

E com as pegadinhas! Amei!

Thiago Augusto
Thiago AugustoPermalink

Fantástico! Vou repensar os dias na praia em Miami em Junho ...

jose  freitas
jose freitasPermalink

Ólá gente !!!
Onde está o norte ??? também temos praias....não é mesmo???
Fica aqui a nossa observação.........
zefreitas

Agostinho Couto
Agostinho CoutoPermalink

Excelente trabalho, de grande utilidade na viajosfera. Parabéns!

PêEsse
PêEssePermalink

Excelente, parabéns! De um modo geral, para destinos urbanos/não praianos, também dá para adotar o patamar de menos de 100mm como sendo aquele que (quase) garante a ausência de chuva e de céu cinza?

A. L.
A. L.Permalink

PêEsse, isso é muito relativo.

Um lugar extremamente "nublado" como Amsterdam (média de 104 dias de sol claro dia todo por ano) tem chuvas que raramente ultrapassam os 100mm.

Já um lugar ensolarado como Houston tem médias de chuva mensal altas, porque quando chove em geral é uma tempestade tropical que despeja dezenas de mm de uma só vez, seguida por dias secos.

No Weather Underground, para várias cidades eles tem a estatística de horas de sol e dias sem precipitação. É a melhor forma de tomar como referência grin

A Bóia
A BóiaPermalink

Haha! Era o que eu estava tentando explicar, mas a sua saiu melhor grin

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, PêEsse! De um modo geral sim, mas não dá para universalizar. Este é o comportamento em balneários estabelecidos -- ou seja, lugares que são destinos de sol. Mas a Europa do norte tem muitos lugares em que não chove tanto mas o sol é danado de difícil para sair... Um lugar também pode ser dado a chuvisqueiros constantes que atrapalham o pedestre mas que no fim das contas ficam abaixo dos 120mm... Nesses lugares é melhor se orientar pelo critério de número de dias de sol lembrado pelo A. L.

PêEsse
PêEssePermalink

Valeu pelas respostas. Conheço e uso bastante o Weather Underground mas a cobertura ainda é relativamente pequena, principalmente em destinos menos comuns. É que para mim (e para minhas fotos) poucas coisas são tão boas em uma viagem quanto um demorado e exibido céu azul. Cada vez mais mais sou adepto daquela música "onde tiver sol/é prá lá que eu vou".

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Excelente, Riq!

Renato M
Renato MPermalink

Coitada da minha querida "Ubachuva" rs rs

Rafael
RafaelPermalink

Fantástico! Como sempre, informação mastigada e de qualidade. O mais legal é que finalmente provaram pra mim, com gráfico e tudo, que há razão em se chamar Ubatuba de Ubachuva.

Paula*
Paula*Permalink

De utilidade pública! wink

Tita
TitaPermalink

Excelente!! Vai poupar muito trabalho aos viajantes, obrigada!! Direto pros favoritos!

Juliana
JulianaPermalink

Muito bom!!!!

Junio
JunioPermalink

Muito fera valeussssssssssssss.